Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Benedito de Lira e o Senado

O deputado federal Benedito de Lira (PP) confirmou, em entrevista coletiva na sede da Prefeitura Municipal de Maceió, que pretende disputar o Senado Federal em 2010. A informação já corria nos bastidores políticos do Estado de Alagoas, mas ainda não havia sido confirmada pelo parlamentar. Benedito de Lira classificou a notícia como “puramente verdadeira”.

O parlamentar foi enfático ao afirma que “chegou sua hora”. Para Benedito de Lira, já foi dada a contribuição dele na Câmara Municipal de Maceió, na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas e na Câmara Federal. “Eu já estou no meu 11º mandato eletivo e no terceiro de deputado federal. É natural que neste momento em queira chegar ao Senado Federal. Acho que é um processo natural. Chegou a minha hora”, sentenciou Benedito de Lira.

O deputado federal contará ainda com fortes apoios políticos na próxima empreitada. Entre eles, está a – confirmada – aliança com o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP). O prefeito de Maceió define o parlamentar como um “importante parceiro para o Estado e para o município e coloca que estará ao seu lado no próximo pleito em 2010”. Além de Almeida, a bancada nacional do PP deve se empenhar para fazer decolar a campanha de Benedito de Lira, que contará ainda com o apoio do ministro das Cidades, Marcio Fortes.

Caso se consolide sua candidatura para o Senado Federal, Benedito de Lira pode enfrentar a vereadora eleita Heloísa Helena (PSOL) e o atual senador Renan Calheiros (PMDB). Ambos com forte densidade eleitoral e com a experiência de já terem estado no Senado. Porém, Benedito de Lira disse “não se assustar”. “Toda eleição é um processo difícil. Não existe eleição já ganha, nem eleição fácil. Serão tão difícil quanto foi todos os processos eleitorais dos quais participei e sai vitorioso”, salientou.

No próximo ano, Benedito de Lira terá uma missão árdua, além de fazer decolar sua candidatura. O parlamentar – juntamente com a bancada nacional do PP – se empenhará em aprovar uma emenda de R$ 70 milhões para serem investidos na implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Maceió. Parte da verba destinada ao projeto – R$ 33 milhões – já se encontra no orçamento do Governo Federal, esperando apenas ser aprovado pelos deputados estaduais na Câmara Federal.

Benedito de Lira diz que está confiante na aprovação da emenda e que o processo licitatório para a implantação do VLT já está praticamente garantida para 2009. Em novembro, Benedito de Lira também possui um compromisso político importante. O deputado federal deve reunir os 20 prefeitos eleitos pelo PP – que servirão de base eleitoral na candidatura ao Senado Federal – para discutir a eleição para a Associação dos Municípios de Alagoas. O parlamentar tem buscado ganhar espaços tanto em Alagoas, quanto fora de seu território, visando o Senado Federal. “Nossa política é a política de fazer o bem”, diz o deputado federal, ao analisar as articulações políticas que anda costurando.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos