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Black Friday, oba!!

Esta postagem é de total responsabilidade do blogueiro.

Antecipe os presentes de natal, a hora de comprar é AGORA

A “Lei do Bem”, que garantia isenções fiscais a lojas para a venda de produtos eletrônicos como smartphones e notebooks, chega ao fim no dia 30 de novembro. Com isso, é provável que tais produtos fiquem mais caros a partir de dezembro.

Segundo a Intel, o fim da lei – que oferecia de 3,65% a 9,25% de isenção fiscal aos varejistas – pode se associar à alta do dólar no último ano para gerar um aumento de “no mínimo 10% nos preços de produtos eletrônicos a partir de 1º de dezembro”.

  • Cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail. Confira a extensão do destinatário do e-mail e veja se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados. ABRA O OLHO NAS OFERTAS ” MIRABOLANTES”.
  • Veja se o endereço da loja é realmente dela ou existe uma outra palavra. Por exemplo, sua loja varejão é www.varejaoloja.com.br e você vê um site www.ofertasvarejaoloja.com.br , DESCONFIE.
  • Atualize seu antivírus e verifique se seu sistema operacional está atualizado. Você pode baixar um antivírus gratuito e atualizado pelo link: http://segurocompras.do/Hs. O antivírus precisa ser configurado para verificar, de forma automática, toda extensão de arquivo, barrar e alertar sobre as que oferecem riscos a sua navegação.
  • NUNCA envie os dados de cartão de crédito ou qualquer outra informação pessoal por e-mail ou por telefone, mesmo que quem solicite se identifique como representante da loja.
  • Salve os comprovantes da compra e pagamento para ter provas caso ocorra algum problema, seja ele qual for. Veja se a loja expõe dados como CNPJ, endereço oficial, telefone, e-mail. Se desconfiar, entre em contato para confirmar.
  • Salve as informações da loja para entrar em contato em outro momento caso surja algum imprevisto.
  • O reclame aqui é um canal para relatar problemas, mas procure falar com a loja antes.
  • Em Junho foi lançado este site para pesquisas e reclamações: https://www.consumidor.gov.br
  • Veja por esses canais o histórico da loja. Se ela possui reclamações ou mesmo processos.
  • Não utilize computadores públicos como os de bibliotecas, lan houses ou outros pontos de acesso gratuito. Isso pode expor seus dados.
  • Cuidado com sua senha no cadastro da loja virtual. Não utilize a mesma senha do e-mail ou do banco. É sempre importante ter senhas diferentes.
  • Existem bancos que oferecem a opção de ser informado por SMS quando existe movimentação do cartão de crédito ou na conta corrente. Vale a pena ter esse tipo de serviço, afinal, será mais fácil identificar se está sendo vítima de alguma fraude.

Antes da compra, se pergunte:
Preciso mesmo disto?

 

 


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Consultor em Segurança de T.I.C, Palestrante, Blogueiro

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