Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Câmara de Vereadores de Maceió debate a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018: A participação da sociedade civil organizada é fundamental

O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal, que contém a previsão das receitas a serem arrecadadas e a fixação de despesas a serem realizadas por um governo em um determinado exercício financeiro, geralmente compreendido por um ano.

Para que o orçamento seja elaborado corretamente, ele precisa se basear em estudos e documentos cuidadosamente tratados que irão compor todo o processo de elaboração orçamentária do governo.

O gestor público tem que possuir conhecimento em diversas áreas, para que seu orçamento atinja sua finalidade que é o desenvolvimento social. 

O orçamento público é um instrumento de planejamento das ações governamentais, sua elaboração e execução devem ser realizadas com responsabilidade e competência, necessárias à correta gestão, em prol do interesse público.

Existem vários dispositivos legais e princípios que devem ser seguidos no momento da elaboração do orçamento, para que este tenha base sólida e seja plenamente possível de execução.

84255-foto_281117_audiencia_loa_jpg

A participação da sociedade no momento da escolha das metas que irão compor o orçamento público é de suma importância para que as receitas arrecadadas pela administração pública sejam corretamente aplicadas.

Além disto, a definição e escolha de políticas públicas eficazes, e que atendam as necessidades da sociedade, fazem com que as receitas previstas no orçamento público sejam gastas verdadeiramente com o objetivo de atender as demandas da população.

fd30e01843034fc09322312c843ce00d_cmarademacei.2

A Câmara Municipal de Maceió está debatendo o orçamento de 2018 e a participação popular através da sociedade civil organizada é fundamental e essencial na definição das despesas e receitas do orçamento público de nossa capital para as ações no próximo ano.

A realização de audiências públicas, para definir quais problemas deverá ser priorizada pela administração pública é de suma importância para que, realmente, os recursos públicos sejam bem aplicados.

A escassez cada vez maior de recursos para os entes públicos gera obrigação à administração e sociedade para que elaborem metas eficientes para a aplicação das receitas obtidas.

Cabe à administração pública o dever de tornar público e acessível a todos, os meios e formas de participação da sociedade na elaboração do orçamento público municipal.

A administração pública não deve apenas cumprir um mandamento legal de tornar pública a elaboração do orçamento, mas deverá criar mecanismos de motivação que realmente demonstrem a importância da participação da sociedade na definição da aplicação dos recursos.

Ao cidadão é dado o direito de participação na definição de onde e como poderá ser aplicado os recursos públicos, basta criar a consciência da importância em participar.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos