Blog

Tio Sam Esportes Clube

O seu passaporte esportivo para as principais ligas norte-americanas (NFL, NHL, NBA e MLB). O blog traz resumos, análises, além de notícias locais e regionais sobre futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Criado pelo jornalista Milton Rodrigues, repórter do Alagoas 24 Horas. Acompanhe no Facebook

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Candidato à presidência norte-americana critica racismo dos Redskins na NFL

(Foto: USA TODAY Sports)redskins

Não é de hoje, mas o Washington Redskins é alvo de uma série de denúncias de racismo que acompanha a equipe desde a sua fundação em 1932. O motivo? A equipe utiliza uma expressão pejorativa ao se referir ao povo indígena norte-americano. A expressão “Redskins”, que em inglês significa “Peles Vermelhas”, foi criada pelos cowboys americanos durante a conquista do Velho Oeste, período este em que vários índios foram mortos durante a fundação dos estados americanos.

Entre diversas idas e vindas aos tribunais, boicotes de descendentes indígenas contra a equipe e mudança de outros times esportivos como a Universidade de Utah Redskins, que passou a ser chamada de Utah Utes, e a Universidade Miami Redskins, que se tornou RedHawks, parece que chegou a vez do principal time de futebol americano da capital dos Estados Unidos receber um ultimato.

(Foto: Divulgação)redskins2

Nesta segunda-feira (21), o candidato pelo Partido Democrata Bernie Sanders, conhecido por ser ativista dos direitos humanos e forte crítico do também polêmico candidato Donald Trump (que prega a criação de um muro para separar os Estados Unidos dos imigrantes latinos) frisou, em sua campanha realizada no estado do Arizona, o combate à nomenclatura da franquia da NFL. Para Sanders, o nome só reforça o estereotipo étnico e incita o racismo entre os povos.

“Washington tem uma equipe de futebol americano muito boa, mas nunca deveria ser chamada de Redskins. Acredito que debater esse problema é uma boa oportunidade para que a liga tome medidas duras e remova de uma vez o racismo que existe em uma das suas maiores franquias”, destacou o candidato.

A dimensão que essa polêmica vem tomando fez com que o atual dono da equipe, Dan Snyder, cogitasse a mudança apesar de parte da torcida se posicionar contra. A alegação destes torcedores é que o nome já possui tradição.

(Foto: Brace Hemmelgarn-USA TODAY Sports)Chicago

NHL

Enquanto isso no hóquei da NHL, a equipe do Chicago Blackhawks não passa por esse problema. O também tradicional time de Chicago utiliza a expressão “Falcão Negro” que faz referência a um cacique que lutou contra o governo dos Estados Unidos durante a guerra civil de 1812 a 1832.

Tanto os Redskins como os Blackhawks utilizam o rosto de um índio como escudo do time. O segundo, neste caso, é claramente homenagem enquanto o primeiro peca pela falha.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos