Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Carta aos pais: Texto Danilo Della Justina

Queridos Papais e Mamães,

Venho até vocês trazer informações e algumas orientações, sabemos que criar filhos não é uma tarefa fácil, e que nossos filhos não tem manual de instruções, pois cada pessoa é um universo diferente, principalmente eles por viver em uma geração acima de nós, que fomos criados e educados em outros tempos por nossos pais, que estavam também uma geração abaixo de nós.

Hoje vivemos em novos tempos, porém somos todos humanos e temos muitas semelhanças, mas não somos iguais, pois tudo que acontece a nossa volta interfere e faz parte de nossa construção, enquanto pessoas.

As nossas crianças nunca precisaram tanto, de pais com conhecimento e sabedoria, para poderem atender as suas necessidades, pois neste novo mundo em que eles vivem, é totalmente interligado e de comunicação instantânea e fácil, através das redes sociais, onde possuímos uma imensidão de seguidores, mas infelizmente um número mínimo de amigos reais, um mundo onde tudo o que se faz e vive, pode ser partilhado na hora em que acontece por meio de lives e outras vias, o que pode ser fantástico quando o que se vive é positivo e bom, mas uma tragédia quando os fatos não são sociáveis.

Os nossos adolescentes tem ainda problemas maiores, pois a necessidade de autoafirmação os afasta naturalmente dos pais e precisam de liberdade, e aí reside o perigo, pois este mundo virtual não tem limites físicos, nem espaciais, nem morais, onde tudo, isso mesmo, tudo acontece e pode ser visto, é uma total liberdade de informações boas, ruim e péssimas, todas com a mesma facilidade de acesso.

Nossos adolescentes nos seus telefones celulares, os smartfones, são exímios navegadores das redes sociais e do mundo virtual, vão onde ninguém pode detê-los, num mundo que vai de maravilhoso a cruel e bárbaro.

Seus questionamentos e dúvidas são supridas no google, e tem as respostas à perguntas como:

Onde acho tal música?

Quem foi este personagem histórico?

Onde fica este lugar?

Onde compro sushi?

Onde compro uma arma?

Onde compro maconha?

Sexo?

Como faço para me matar?

Qual a melhor maneira de matar meus pais?

Papais e Mamães, estão preparados para tudo isso?

Não sabíamos e não fomos treinados e nem capacitados, para lidar com essa situação, pois é nova e inédita, não tínhamos estas facilidades em nossa adolescência e nosso pais não tiveram estes problemas, e agora?

Que futuro terão nossos filhos?

Parem tudo o que estão fazendo e olhem para seus filhos, cuidem deles e principalmente cuidem-se uns dos outros, o mundo não está fora de nossos lares, e não existem mais lugares seguros, pois o mundo está em nossas mãos.

Por isso precisamos largar os celulares, computadores e tablets e ficarmos juntos, ter diálogo, amar e se permitir ser amado por todos de nossa família, nada é mais importante do que isso, NADA.

Queridos Pais, não quero alarmá-los, mas sim levar a uma reflexão, do que realmente importa e no que é importante aplicar nosso precioso tempo, vejo que a saída para isso não é difícil mas dará trabalho, pois precisamos voltar algumas gerações para reaprender a viver em família, buscar atividades como: visitar os parentes, fazer as refeições todos juntos e com celulares e outros desligados, aproveitem este tempo para pô-los a recarregar as baterias, contar histórias, falar de experiências, responder perguntas, abraçar, brincar, tornar-se por alguns instantes um grupo que brinca junto, que ri e chora junto.

Façam esta experiência e não vão se arrepender, mas isso não pode ser feito uma única vez, mas sim todos os dias, com mais ou menos intensidade.

Sejam Felizes, pois em uma família feliz, a droga e a tragédia tem mais dificuldades em entrar.

DANILO DELLA JUSTINA
PAI
PSICÓLOGO CRP- 15/2070
DOUTORANDO EM PSICOLOGIA SOCIAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos