Blog

Tio Sam Esportes Clube

O seu passaporte esportivo para as principais ligas norte-americanas (NFL, NHL, NBA e MLB). O blog traz resumos, análises, além de notícias locais e regionais sobre futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Criado pelo jornalista Milton Rodrigues, repórter do Alagoas 24 Horas. Acompanhe no Facebook

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

CSA aposta no futebol americano e Guerreiros surgem da união e força

CSA Guerreiros / DivulgaçãoMércio (à dir) é um dos dirigentes do novo CSA Guerreiros

Mércio (à dir) é um dos dirigentes do novo CSA Guerreiros

A final entre o Maceió Marechais e o Tropa Campina-PB, que arrastou quase 3 mil pessoas pela Liga Nordeste, no Estádio Rei Pelé, em 2016, terminou por ser um divisor de águas para o surgimento do primeiro time de futebol americano com vínculo junto a um clube do futebol alagoano: o CSA. O exemplo é o mesmo seguido por clubes como Flamengo, Vasco, São Paulo e Corinthians, que hoje financiam times e auxiliam o crescimento do esporte nesse “boom” que vive o cenário nacional da bola oval.

Ainda em dezembro do ano passado, a diretoria azulina resolveu ousar ao assumir o compromisso de prestar toda a assistência técnica possível para que os atuais 35 atletas – entre ex-jogadores do Maceió Marechais e iniciantes no futebol americano – pudessem formar o primeiro time do Azulão do Mutange, intitulado de CSA Guerreiros. A equipe é dirigida por Mércio Adriano Silva, experiente administrador e ex-presidente do Maceió Marechais.

“Estamos tocando o projeto a passos curtos, firmes e constantes. O CSA dá toda parte do material esportivo, de treino e apoio com viagens, então estamos sempre negociando aqui com a diretoria, porque tudo vai do momento que o clube vai e quem convive com o futebol em Alagoas sabe disso. Se o clube for bem nos campeonatos os diretores seguem também”, disse o dirigente.

CSA Guerreiros / DivulgaçãoCSA5

O primeiro desafio do novo time alagoano já tem data marcada,dia 13 de agosto, pela Pré-Liga do Nordeste, contra o Recife Vikings, provavelmente a ser disputado no campo do Mutange. Já o jogo de volta acontece no dia 3 de setembro contra a mesma equipe. Se o CSA sair vitorioso do torneio ele garante acesso à “Segunda Divisão do Brasileiro”, a Liga do Nordeste, onde o Maceió Marechais é atualmente o vice-campeão.

“É uma coisa muito louca você formar um time em apenas um ano e, bem, nós vamos formar em menos tempo do que isso [cerca de seis meses], equipar todos e jogar pelo título. Nosso primeiro objetivo é ser campeão da Pré-Liga”, explica Mércio Adriano.

Apesar do pouco tempo, Mércio Adriano diz contar com a experiência de ter administrado o primeiro time de futebol americano de Alagoas, o extinto Maceió Crabs, que disputava a bola oval nas areias de Maceió, além de somar no currículo a passagem vitoriosa que teve pelo Maceió Marechais. O apoio e o entusiasmo do departamento de esportes amador do CSA também reforça o clima de confiança.

“O CSA é a minha paixão, pra quem me conhece sabe que eu vivo no Mutange. Então junto com o José Raimundo [vice-presidente de futebol amador] e o presidente Rafael Tenório a gente viu que os grandes clubes do país, de massa, de torcida, todos tinham um time de futebol americano: Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vitória, Náutico… Foi aí que o Rafael chegou para mim e disse: ‘Vamos criar um no CSA?’ “, explica.

A conexão com o clube azulino também facilita na capitalização de parceiros, empresas e torcida, elementos fundamentais para que o time cresça em qualquer esporte. “O cenário do futebol americano hoje é muito bom, temos uma marca e isso ajuda e muito a divulgar mais. Se eu for fazer um jogo entre o Guerreiros e o Sergipe Redentores, não ia ter uma menção tão grande, então quando coloco o nome de CSA na frente isso inflama o ego dos torcedores do futebol”, diz o dirigente que espera contar com o reforço da tradicional massa azulina acostumada com o futebol da bola redonda.

A primeira parceria firmada com o CSA Guerreiros foi com a Pedreira Monteiro. A ideia é revitalizar e adaptar o campo de futebol particular da empresa para servir como centro de treinamento para os novos atletas. Segundo Mércio Adriano, se esse sonho se tornar realidade o campo será o primeiro do Nordeste a ser montado exclusivamente para a prática de futebol americano.

SAIBA MAIS: CSA GUERREIROS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos