Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Em busca da paz nos estádios: Seminário das torcidas organizadas foi um passo importante para a paz

O CSA, o tribunal de justiça de alagoas, ministério público estadual, policia militar de alagoas, conselho estadual de segurança pública, policia federal, federação alagoana de futebol, tribunal de justiça desportiva, sindicato de jogadores de futebol, torcidas organizadas de CSA e CRB  unem-se em uma forte rede de solidariedade, na construção conjunta de uma Cultura de Paz no Futebol  em alagoas.

A paz no futebol é fundamental para que se mantenha viva a paixão pelo esporte e o retorno do prazer de torcer por nossos clubes e a alegria em ver nossos craques jogarem bola.

Somente a valorização da cultura pela paz será capaz de promover o respeito entre todos os indivíduos que fazem o espetáculo em campo e nas arquibancadas.

A Paz é para todos, é construção de todos.

A paz não se consagra somente pelo combate a violência, mas pelo sentimento de solidariedade e na harmonia entre indivíduos.

A imagem do futebol no Brasil, especialmente das torcidas organizadas, passa por um momento de grande desconfiança.

Os efeitos materiais e psicológicos advindos de conflitos gerados pela intolerância, pela impaciência e por outras formas de violência vêm se transformando, a cada dia, em uma verdadeira aversão por todos os amantes do esporte.

A manutenção do comportamento indevido e injustificado de membros das torcidas organizadas, de agentes de segurança, de organizadores do futebol espetáculo e da mídia poderá desencadear e perpetuar ao longo das gerações, no decorrer do tempo, o abominável ciclo da violência.

Precisamos, de maneira cada vez mais urgente, nos engajar na construção coletiva da Paz.

Seminário “Em busca da paz nos estádios”

Neste caminho pela construção coletiva da paz, nos comprometemos a participar e divulgar as ações e práticas, por isso foi realizado o seminário “Em busca da paz nos estádios” no centro de convenções Ruth Cardoso nesta sexta feira dia 30 de novembro.

Um dos palestrantes do evento foi o promotor Paulo Castilho, do Juizado do Torcedor de São Paulo, que falou um pouco sobre a experiência no estado paulista, em especial na ampliação da competência do Judiciário e do respaldo dado à Polícia Militar na atuação em dias de jogos.

“A gente vem tentar contribuir com a experiência que temos em São Paulo, relacionado na ampliação da competência do Judiciário que dá respaldo à atuação da PM e do Ministério Público, como, por exemplo, as medidas restritivas aplicadas às torcidas organizadas, como afastamento dos estádios, prisões, tudo o que for relacionado aos maus torcedores, para que a gente possa alcançar e contribuir para que Alagoas alcance também a paz nos estádios”.

De acordo com o vice-presidente do TJ, Desembargador Celyrio Adamastor, o seminário deve dar início a um planejamento em conjunto com todos os atores envolvidos em uma partida de futebol.

O magistrado disse esperar que, para que o espetáculo dentro de campo e nas arquibancadas seja garantido, a rivalidade fique apenas na diferença de times.

A Dra Sandra Prata promotora de justiça da vara de justiça que cuida das ações referentes a torcidas organizadas de alagoas, cumprimentou a iniciativa do evento destacando a participação do promotor de justiça de São Paulo, Dr Paulo Castilho.

Tivemos ainda a participação do Major Vilariço da policia militar de São Paulo que apresentou as estratégias utilizadas em seu estado nos eventos esportivos, mostrando de forma clara e objetiva que com planejamento consegue-se ter êxitos na ação preventiva da violência em dias de jogos na capital paulista.

Os representantes da mancha azul Eduardo, e Alan da comando alvi rubro tiveram a oportunidade de falar dos anseios das torcidas organizadas em busca de um plano da paz nos estádios.

Este blogueiro, Bispo Filho mostrou que a construção conjunta de um plano de gestão para prevenção social da violência é o caminho para encontrar/diminuir a paz nos estádios.

Neste intuito poderemos desenvolver em conjunto uma nova cultura nos campos, nas agremiações, nas escolas, nos lares e envolver, de maneira especial, os jovens e as crianças a esta nova maneira de ver o futebol.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos