Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Feliz Recomeço: Texto Joelma Nunes Della Justina

A cada início de ano, somos levados a refletir sobre a necessidade de mudar. Em tempo cronológico, dispomos de mais 365 dias para realizá-las. E para muitos de nós, é tempo de recomeçar. Mais afinal, do que são feitos os recomeços? Quando é hora de mudar?

A palavra recomeçar por si só, já traz complexidade, já que possui como classe gramatical verbo intransitivo, verbo predicativo, verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto. Começar de novo, requer coragem e objetivos bem definidos.

Os Recomeços são subjetivos, muitas vezes silenciosos. Podem carregar alegria ou profunda dor. Nos casos de luto, por exemplo, voltar a rotina pode ser bem mais difícil, pois a morte de um ente, costuma ser paralisante. Recomeços precisam de planejamento, de espaços para reflexão, de pequenos passos diários em busca daquilo, que desejamos conseguir. Pode ser um novo trabalho, emagrecer, aprender um idioma, superar uma perda, um novo amor, concluir um curso, ou mesmo, uma transformação de vida. Seja como for,recomeçar pede uma atitude positiva, corajosa e continuada. A cada dia é preciso reafirmar o desejo de mudança, e o que nos levou a realizá-la.

Qual o melhor momento para começar de novo? Algumas vezes o recomeço é mais que necessário, é obrigatório. Alguns acontecimentos repentinos, nos forçam a enxergar a vida de uma outra forma, e como escreveuo grande Drummond:

Não importa onde você parou…

em que momento da vida você cansou…

o que importa é que sempre é possível e

necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…

Mudanças costumam causar desconforto, justamente pelo fato de alterar o cotidiano. Mais esse desconforto, costuma ser recompensado pelo crescimento pessoal.

Creio que o momento certo para mudar, é aquele que não podemos mais adiar. Independe da idade, do tempo, o que influencia mesmo são as circunstâncias, e os motivos da mudança.

E justamente por ser um processo evolutivo e subjetivo, a Psicoterapia tem se revelado uma ótima parceira, já que auxilia no autoconhecimento e promove coerência entre o que posso, preciso e que         ro mudar. Novos interesses e objetivos são estabelecidos, quando passamos a nos conhecer melhor. Segundo Julio Peres (Psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), ocorre nestes casos uma descoberta de força e recursos pessoais, para superação de adversidades.

Não existe uma fórmula mágica e universal, que funcione para todos. Existe trabalho duro, coragem para mergulhar no íntimo das urgências emocionais e disciplina para manter as pequenas vitórias do dia a dia. Cabe a cada um, encontrar a melhor forma de mudar e alcançar seus planos, mantendo sua sanidade e equilíbrio. Sem cobranças exageradas e impossíveis de cumprir, sem estar refém de seus medos. É preciso reafirmar diariamente o compromisso com nós mesmos, lembrando sempre o porquê estamos aqui.

Que tal recomeçar agora?

Feliz Recomeço!

WhatsApp Image 2018-01-08 at 14.23.01

Joelma Nunes Della Justina

Psicóloga / CRP 15/2523

Doutoranda em Psicologia Social

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos