Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Fórum de combate às drogas promove o Seminário ” Bariátrica e o Álcool” no dia 01 de junho na sala de cinema do Maceió Shopping.

A professora Noélia Costa presidente do fórum de combate às drogas promoverá o seminário ” Bariátrica e o Álcool” no dia 01 de junho na sala de cinema do Maceió Shopping a partir das 08:30 hrs, com os seguintes palestrantes:
Dr Bruno Mota
Dra Maria C. Novaes
Dr Mário Pacheco
Psicologa Célia Moraes
Nutricionista Caterine Frazão

Uma pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostra que pessoas submetidas à cirurgia bariátrica têm maior risco de se tornarem dependentes de álcool. A cirurgia reduz o tamanho do estômago e direciona os alimentos para uma área do intestino que absorve menos nutrientes e calorias. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que quem faz essa cirurgia passa a metabolizar o álcool de forma diferente, sentindo-se alterado mais rapidamente e levando mais tempo para retornar à sobriedade.

O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, envolveu cerca de dois mil pacientes que fariam uma cirurgia bariátrica. Eles foram acompanhados antes do procedimento e dois anos após a operação. Todos preencheram uma pesquisa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para identificar sintomas de abuso de álcool.

Os pesquisadores descobriram que 7,6% dos pacientes tinham problemas com álcool antes da cirurgia. Dois anos após a operação, a taxa de alcoolismo subiu para 9,6%. Os pacientes relataram maior frequência de sintomas como necessidade de beber de manhã, perda de memória e sentimento de culpa. O consumo de álcool também aumentou entre os pacientes no segundo ano após a operação, comparado com o pré-operatório e com o primeiro ano.

De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo a mostrar que o aumento da sensibilidade ao álcool pode levar a um aumento no risco de dependência e abuso da bebida. Os especialistas afirmam que o fato de o álcool ser absorvido mais rapidamente pode torná-lo também mais viciante.

Venha tirar suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica e o álcool no seminário ” Bariátrica e o Álcool” no dia 01 de junho na sala de cinema do Maceió Shopping.

Informações e adesões pelo Whatsapp : (82) 99331 7650

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos