Blog

Blog do Ruslan

Consultor em Segurança de T.I.C, Palestrante, Blogueiro

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

GPS e você

Internet
Internet

GPS: Sistema de Posicionamento Global, já faz parte de dispositivos móveis já algum tempo, seu smartphone tem este recurso, quando você deseja dar um CHECK IN mais preciso, tá lá ele pra te ajudar, além dos aparelhos específicos de navegação.
Existe uma infinidade de modelos e com eles na hora da compra os cuidados mais importantes, Hélio Duarte Instrutor de Tecnologias cita 3 pontos a Observar:

•QUALIDADE DO HARDWARE: esse sem dúvida deve ser observado com atenção, visto que, igualmente aos computadores que utilizamos, a velocidade do processamento será fator preponderante para, por exemplo, um recalculo de rota ou ainda, a obtenção dos sinais dos satélites;
•MAPA UTILIZADO: a qualidade do mapa é necessária para que tenhamos uma trajetória perfeita do veículo, além disso, um mapa ruim certamente causará um resultado negativo na navegabilidade;
•ATUALIZAÇÃO DO GPS: isso é como vacina vencida, se não for atualizada não serve para nada. Antes da compra, é FUNDAMENTAL saber onde e quem vai atualizar isso se deve as constantes mudanças que são feitas nas vias das cidades e eventualmente na criação de novas estradas. Posso citar no nosso caso, a criação das avenidas Márcio Canuto e Pierre Chalita e as mudanças no trânsito do bairro do Poço, além da criação da AL105, uma rodovia que ligará o Benedito Bentes à cidade de São Luiz do Quitunde, em 2014. A atualização também se dar no sistema operacional dele.
“Uma dica importante também é observar se o aparelho já tem acesso ao sistema russo chamado GLONASS, ele é o concorrente do sistema americano, conhecido com GPS” , finaliza Duarte, por isso não é ver um GPS e já comprar sem analisar a sua utilização.

10 uso do GPS que você não sabia:
1. Mercado Financeiro
Os bancos e as bolsas de valores utilizam os satélites para obter selos de tempo, de maneira a evitar fraudes.
O tempo exato é crucial para as operações no mercado de ações, pois o preço depende em que a transação foi feita.
2. Operações de Telefonia Celular
As operadoras de telefonia celular utilizam o tempo do GPS para coordenar como os telefones comunicam-se com as torres de telefone celular. Mais especificamente, dependem do sinal transmitido pelos satélites GPS para obterem o horário exato e desta formar sincronizar os códigos de expansão com estações de base.
3. Terremotos
Cientistas usam GPS em áreas propensas a terremotos, perto das falhas para ajudar a prever terremotos. Utilizando informações de posicionamento de receptores que podem medir a tensão que se acumula ao longo do tempo na crosta da Terra.
4. Rede Elétrica
Ao analisar o momento da ocorrência de uma anomalia elétrica que se propaga através de uma rede de distrituição de energia, as empresas de energia podem rastrear a localização exata de uma quebra na linha de energia. E assim, através das coordenadas enviar uma equipe de reparo na localização exata do problema.
5. Agricultura
Os agricultores podem e fazem uso da tecnologia GPS para o planejamento de exploração, mapeamento de campo, orientação de tratores, em pulverizadores, aeronaves e mapeamento da produtividade.
6. Aviação
As empresas aéras utilizam os dados do GPS para ajudar no pouso e decolagem e até mesmo ao taxiar na pista. Há outros usos do GPS na a aviação, com por exemplo ajuda na redução do consumo de combustível através de um melhor planeamento de rotas.
7. Bombas "Inteligentes"
Há um consenso para se referir a bombas que utilizam os satélites GPS para identificar o alvo e atingi-lo com uma precisão incrível. Estas armas utilizam sinais GPS para controlar o sistema de cauda para conseguir um precisão superior a 10 metros.
8. Marinha
O GPS é muito eficiente para auxiliar na colocação de bóias de navegação próximos ao porto, e ainda colabora na gestão do transporte marítimo os portos.
9. Pesca
Diversos fabricantes de GPS produzem equipamentos que auxiliam pescadores a localizar os peixes. Isto aumenta em muito a produtividade na hora da pesca, reduzindo o custo da mesma e barateando o alimento na mesa do consumidor.
10. Ferrovias
Alguns sistemas de gestão do tráfego ferroviário já contam com os satélites GPS para reduzir a probabilidade de colisões entre trens, acidentes com trabalhadores e danos ao seu equipamento, e acidentes relacionados ao excesso de velocidade.
Fonte: http://goo.gl/JFt1L

Aproveite seu GPS nas férias, existe uma colaboração em cadastrar os quebra-molas nas estradas o que facilidade a redução de velocidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos