Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

João Luiz é candidato a presidente da Câmara

O ano legislativo na Câmara de Vereadores mal começou e estão abertas as inscrições e articulações para a presidência da Casa de Mário Guimarães. Sem um nome suficientemente forte para a principal cadeira da Câmara, o prefeito Cícero Almeida inicia as escolhas e as exclusões dos nomes.
Além disso, a renovação, em mais de 50%, da Câmara, pode representar empecilhos para escolher os nomes. É o que dizem os próprios aliados do prefeito. Afinal, são nove parlamentares antigos reeleitos; 12 são novatos.
“As eleições são imprevisíveis, mas acredito que o prefeito, por ter a maioria, deve ganhar”, explicou Galba Novaes.
As eleições acontecem no dia 1º de janeiro, mas os parlamentares expõem um prazo, considerado mínimo, para as conversações iniciarem: 1º de dezembro. Mas, tudo indica que este prazo não é respeitado faz tempo. O próximo presidente deve ter, no mínimo, 11 votos.
O vereador Dudu Hollanda é o nome mais poderoso, porém, por falta de opções do próprio gabinete do prefeito. Hollanda é investigado pela Polícia Federal, em supostas acusações de compra de votos. Na mesma lista, todos de confiança do prefeito, e também investigados pela PF: Davi Davino, Silvânia Barbosa e Nery Almeida.
Chico Holanda e Fátima Santiago, pela exclusão, podem se lançar na disputa. Conseguirão votos? Possivelmente não, na avaliação dos articuladores do chefe do Executivo, por enquanto, no anonimato.
O vereador Galba Novaes avisou: “Não quero disputar cargos na Mesa. Já dei minha contribuição. Meu voto vai ser do consenso. Vou votar em um nome indicado pelo prefeito”. Há um nome mais forte? “Vamos esperar: Tem o Dudu, o Chico e o pastor João Luiz”.
Correndo por fora, o vereador-pastor João Luiz. “Sou candidato a presidente. Já tenho cinco votos e só espero o prefeito para conversar com ele. O Oscar de Melo [vereador] conversou comigo e disse que Cícero Almeida quer conversar”.
“Trabalhei com Almeida há 20 anos e tenho independência para votar em quem eu quiser”, avaliou o vereador-pastor.
João Luiz foi o quinto vereador mais votado, foi presidente da Câmara em 1996 e eleito graças a uma “ajuda” da então vereadora Heloísa Helena, antes do PT, hoje PSOL. “O PT votou em mim, graças a ela”.
Em 2004, Heloísa pediu votos para João Luiz, então no PMDB, para a Câmara de Vereadores. João Luiz ganhou. E, para continuar a dobradinha, os dois voltam a se encontrar nos próximos dias. “Esse é o melhor momento para eu concorrer à Presidência da Câmara porque há menos dinheiro e mais campanha”, afirmou o parlamentar, ouvido pelo blog.
Na conversa, o pastor vai ouvir se Heloísa Helena quer se candidatar. Vai também descobrir se o vereador psolista Ricardo Barbosa também quer o cargo. “Posso ser o candidato do prefeito”, oferece-se o pastor. O que o prefeito diz?

###

Errata: o texto acima, o nome do deputado estadual Dudu Albuquerque foi confundido com o do vereador Dudu Hollanda. O escrito foi corrigido.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos