Blog

Blog do Ruslan

Consultor em Segurança de T.I.C, Palestrante, Blogueiro

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Levaram: Celular, Notebook e o Tablet [1ª parte]

Imei
Imei

O que fazer quando isso acontecer?

Tema recorrente em nossa Maceió, cada vez mais ouço: “Perdi meu celular com toda agenda e fotos dos meus filhos”; “Não terminei de pagar meu tablet… o dono levou!”

MAS O QUE REALMENTE FAZER PARA RECUPERAR OU INUTILIZAR AS INFORMAÇÕES?

** CELULAR: Bem a primeira coisa é ter sempre em local segurança o numero serial, imei dos teus aparelhos e deixar a preguiça de lado e fazer um B.O. , O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho [O número consiste de 4 grupos, formato: nnnnnn-nn-nnnnnn-n], no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado. Informe isso a outras operadoras elas não tem banco de dados comum, ou seja em alguns casos se seu CELULAR desbloqueado for da TIM ele poderá usar CHIP da CLARO, OI ou VIVO, isso deve ser corrigido em breve.

Se você achar um telefone, ele pode estar no CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) não irá servir para uso, mesmo que se veja na internet pessoas que sabem “ATUALIZAR” o IMEI, isso é CRIME, não compactue com isso.

** CHIP: Bloquear o Chip Roubado imediatamente e para isso a primeira ação e ligar na operadora e solicitar o bloqueio do chip , você precisa dos dados do titular da linha, os danos mais comuns são nome completo, data de nascimento e CPF, mas para que o BLOQUEIO seja EFETIVADO definitivamente, vá com B.O. a operadora.
#Nota: Já perdi o chip em casa, fiz o bloqueio, com 2 dias achei e reativei sem problema , o prazo para isso são 7 dias úteis.

ENCONTRE SEU APARELHO COM: IOS, SYBIAN OU ANDROID
Existem VÁRIOS APPS para todos os gostos e aparelhos.
– IOS: GadgetTrack
– SYBIAN: RobLock
– Android: Android Lost
.
BACKUP DOS DADOS DO CELULAR
Algumas operadoras de telefonia celular oferecem o serviço de salvar seus dados (backup) mediante o pagamento de uma taxa mensal. Muitos aparelhos permitem que se faça a sincronização de dados com o computador via cabo USB, Bluetooth ou cartão de memória.
.
FAÇA HOJE, AGORA O BACKUP DA SUA AGENDA, SMS FOTOS.
.
Não perca a 2ª parte: Como bloquear seu NOTEBOOK em caso de perda ou roubo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos