Blog

Crônicas e Agudas por Walmar Brêda

Walmar Coelho Breda Junior é formado em odontologia pela Ufal, mas também é um observador atento do cotidiano. Em 2015 lançou o livro "Crônicas e Agudas" onde pôde registrar suas impressões sobre o mundo sob um olhar bem-humorado, sagaz e original. No blog do mesmo nome é possível conferir sua verve de escritor e sua visão interessante sobre o cotidiano.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Não é sono

AD9F1D16-9BC7-4F3B-B60D-108F623338E5

 

 

Estava  assistindo uma entrevista com um especialista em dietas e controle de ansiedade alimentar que citou uma frase por ele utilizada  para fazer seus pacientes escamotearem  e enganarem a fome:

“Não é fome, é sede”
Segundo ele, ao final da consulta cada  paciente recebia um adesivo com esses dizeres para ser fixado na porta da geladeira. O objetivo era confundir a mente levando-o a tomar litros d’água quando fome sentisse. Achei aquilo interessante e até já pus em prática esse conceito algumas vezes, mas até hoje não sou capaz de afirmar  quanto à sua eficácia.
Então, pegando carona nessa ideia, fui me lembrando de situações onde poderia aplicar a mesma técnica,  porém fazendo o oposto: desmascarando e revelando as intenções reais  da mente em  determinadas ações, pensamentos e condutas,  chamando as coisas pelo verdadeiro nome , expondo  as reais razões por trás de cada gesto e cada atitude que percebemos  em nosso dia a dia com conhecidos, família e até em nós mesmo.
Deixo aqui minha sugestão de frases que podem ser recitadas como mantras ou até virarem adesivos -por que não ?
Não é sorte, é esforço
Não é medo, é cautela
Não é esquecimento, é descaso
Não é negligência, é indiferença
Não é atraso, é arrogância
Não é crítica , é inveja
Não é felicidade, é exibicionismo
Não é cansaço, é preguiça
Não é falta de tempo, é de vontade
Não é ambição, é ganância
Não é economia, é avareza
Não é saudade, é imaturidade
Não é amor, é posse
Não é ciúme, é desconfiança
Não é dor, é fingimento
Não é preocupação, é controle
Não é alegria, é loucura
Não é irreverência, é estupidez
Toda essa reflexão me fez lembrar da minha filha quando pequena, que no cair da noitinha começava a dar chilique ficando  mal-humorada, de cara feia, chorosa e  chata com tudo e com todos. Então falando baixinho, dávamos a sentença que a deixava furiosa:
“Não é chatice, é sono…”
Ela prontamente gritava aos prantos:
-NÃO É SOOOONOO!!!!!!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos