Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O Preço da Violência: Quanto os Brasileiros Pagam por não Viverem em Paz?

Além de deixar vítimas, crescimento da criminalidade no Brasil afasta investimentos, aumenta os custos das empresas e suga por ano cerca de R$ 390 bilhões, segundo o IPEA.

mapa-violencia-2013-brasil-1-638-700x3501

Os efeitos do aumento dos casos de violência no Brasil vão além das cenas diárias de corpos estirados por vielas, cobertos por jornais, à espera do veículo do Instituto Médico-Legal. A crise na segurança que vem se agravando nos últimos anos, e que mais recentemente levou o Rio de Janeiro a ficar sob intervenção militar, também abate a economia do País.

Em um cálculo conservador, como explica o pesquisador Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), a violência consome por ano 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o mesmo que a riqueza gerada pelos estados da Região Norte no ano passado.

Em 2017, esse valor teria chegado a R$ 389,4 bilhões, ou o equivalente a 13,5 vezes o orçamento previsto para o Bolsa-Família de 2018.

Mas o estudioso, especialista na área, diz que a metodologia usada por ele não leva em consideração, por exemplo, os impactos no turismo, o aumento do custo de produção e do custo de logística, além do comprometimento da capacidade laboral do brasileiro, vítima direta ou indireta desse ambiente. “Como a criminalidade vem aumentando, certamente esses valores são muito maiores”, avalia.

Com o agravamento da crise de segurança, vários setores vêm sentindo os impactos.

onibus_assalto_1

Ônibus de turismo assaltado

O do turismo tem visto parte dos clientes que buscavam viagens para o Rio de Janeiro e Fortaleza simplesmente cancelar seus pacotes. Outros, como lembra Cerqueira, riscam o Brasil da lista de destinos a cada episódio mais ruidoso de criminalidade divulgado na imprensa internacional e nas redes sociais. “Imagine quanto a economia perde com a violência cada vez que a imagem do país é enxovalhada”, pondera o especialista do IPEA.

Apesar da gravidade da situação, o aumento da violência no Brasil por enquanto não sensibilizou o ambiente político.

Tanto que os pré-candidatos à Presidência até agora não apresentaram propostas consistentes para debilitar a criminalidade de forma definitiva.

Mesmo no ambiente federal, o que se vê até agora são paliativos, nenhum plano de segurança consistente que tire o país do mapa da violência.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos