Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O que é Meritocracia ?

A origem etimológica da palavra vem latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracia, que significa “poder”.

Assim, em seu significado literal Meritocracia seria “poder do mérito”, onde o processo de alavancamento profissional e social é conseguencia dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicação.

Nessa linha de raciocínio, as posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais em determinada área.

A Meritocracia é muito utilizada nas empresas, como forma de motivar os funcionários que se dedicam em suas funções a galgar melhores oportunidades hierárquicas e salariais.

A grande crítica que se faz a Meritocracia como sistema justo de hierarquização, consiste no fato de que a ascensão profissional ou social não depende exclusivamente do esforço individual, mas também das oportunidades que cada indivíduo teve ao longo da vida.

As pessoas que nascem com melhores condições financeiras, com acesso às melhores instituições de ensino, uma melhor alimentação, e até mesmo contatos profissionais exclusivos, têm, efetivamente, maiores chances de conquistar uma posição privilegiada em relação àqueles que não tiveram a mesma “sorte”.

As “Donas Marias”, abandonadas por seus companheiros, que criam seus filhos sozinhas, sobrevivendo à míngua dos irrisórios valores dos sub empregos, que alimentam estes com uma refeição ao dia (quando possível), onde o mais velho cuida dos mais novos, portanto, nem todos podem estudar.

Como podem garantir a seus filhos a IGUAL competitividade de trabalho com os filhos das “Donas Clarissas”, que foram criados em escola particular, bem pagas pelo satisfatório salário do “Pai Oscas” e que se fartam com, no mínimo três refeições ao dia, uma ótima qualidade de sono e de lazer?

A Meritocracia não Garante Justiça Social !

Devemos tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, na medida da sua desigualdade, mas, acima de tudo garantindo a todos os mesmos direitos!

É o que penso!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos