Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O retorno do parlamento…

A Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas retorna a suas atividades esta semana, depois de um recesso marcado por diversos escândalos, inclusive prisão de deputados afastados. Porém, a tarefa – no retorno – também é árdua. Por mais uma vez – a quarta para ser mais preciso – os deputados estaduais voltam às urnas para recompor a Mesa Diretora.

Mais uma vez abre-se uma discussão que só afunda o Legislativo na crise que vivencia: destituir ou não destituir o presidente afastado Antônio Albuquerque? De um lado, um bloco independente de suplentes promete brigar por maior independência dentro daquele poder. Do outro, nem se toca no assunto, simplesmente as eleições foram convocadas para os cargos vagos e pronto!

Por enquanto, os únicos afastados com cargo na Mesa Diretora são Antônio Albuquerque (sem partido) e Cícero Amélio (PMN) – presidente e primeiro secretário – respectivamente. Ou seja, os dois mais importantes cargos da Mesa Diretora. Fernando Toledo (PSDB), que assume um discurso de independência, discorda das eleições por completa.

Porém, nos bastidores há um comentários sobre uma possível renúncia de Amélio, o que enfraqueceria ainda mais Albuquerque, o deixando só, distante do parlamento e ainda enfrentando problemas pessoais. É possível que o grupo que quer destituí-lo se aproveite do “vácuo” e consiga, por fim, uma nova Mesa Diretora? O dia 7 de agosto promete ser mais uma batalha no Legislativo, mas longe de ser um confronto ideológico. Aliás, ideologia e representatividade é o que mais vem faltando no parlamento alagoano.

Ainda assim, para as vagas abertas – mesmo sem a destituição de Albuquerque – pode acabar faltando candidato. Neste segundo semestre, os parlamentares estão bem mais empenhado em campanhas políticas, seja por sua participação direta ou pela participação indireta. A Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas pode colocar o nariz para fora e respirar um pouco, ou afundar ainda mais a crise. Mais uma vez, a escolha cabe aos deputados.

PS: Quanto ao comentário sobre a atualização. Caros colegas leitores, adoraria atualizar o blog diariamente. No entanto, como muitos de vocês já perceberam também trabalho matérias para o site. Isto faz com que se reduza o meu tempo, já que são dois trabalhos jornalísticos com características diferenciadas. Acho justa a cobrança, volto a repetir, como já respondi a um leitor que respeito muito por seus comentários coerentes, que é o Arlindo José de Lira.
Segundo ponto: acho injusto a forma como se expressou o leitor Carlos Gomes, mas ainda assim publiquei por sempre expor todo tipo de comentário, incluindo os que não são elogiosos. Basta o caro leitor olhar no retrospecto do blog. Abraços a todos e espero poder dar mais continuidade ao trabalho.

Agradeço sempre aos elogios e às críticas, ambos me norteiam. Repúdio apenas os xingamentos gratuitos, os palavrões e as palavras pouco zelosas, pois não engrandecem nem quem as diz, quanto mais quem as ouve. Por isto Carlos, agradeço seu comentário e o publiquei, sua cobrança me engrandece e se me lia é porque encontrava alguma característica em meu trabalho que merecia atenção. Lamento apenas tê-lo perdido enquanto leitor. O que de melhor há neste trabalho de blogueiro é cruzar com opiniões inteligentes como as suas, do Arlindo José de Lira, da Daniella Mascarenhas, e até mesmo do José Matias, de quem virei fã por sua sinceridade, mesmo este discordando tanto de mim. Como se vê, debate é isto: o campo das idéias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos