Blog

Blog do Mousinho

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Palmeira dos Índios e Quebrangulo poderão ter em breve a volta do trem naquela região

A volta de trens no agreste alagoano no trecho ferroviário de 22 quilômetros entre Palmeira dos Índios e Quebrangulo, é o projeto que está sendo apoiado pelo senador Benedito de Lira, que aposta na diversificação do turismo e cultura naquela região.

O projeto  “Caminhos de Graciliano Ramos”, é uma iniciativa conjunta dos prefeitos Julio Cezar (Palmeira dos Índios) e Marcelo Lima (Quebrangulo).Ele consiste em restaurar um trecho ferroviário de 22 quilômetros e a aquisição de comboio ferroviário, formado por locomotiva do tipo Maria Fumaça e vagões.

“Na verdade, os prefeitos das duas cidades já deram início ao projeto. A estação de passageiros de Palmeira dos Índios já está sendo reformada e a estação de Quebrangulo se encontra totalmente restaurada, com espaço para cine/teatro, escola de música, museu e restaurante”, explicou o senador, conclamando toda a bancada alagoana a apoiar a iniciativa.

No gabinete do senador Benedito de Lira, em Brasília, foi realizada uma reunião de trabalho, onde os prefeitos dos  dois municípios tiveram uma primeira conversa com o presidente nacional da CBTU, José Marques. Em princípio, ficou acertado que a CBTU poderá disponibilizar a locomotiva e os vagões ferroviários.

O senador Benedito de Lira informou que o maior volume dos recursos poderá ser aportado pelo Ministério dos Transportes e Ministério das Cidades. Segundo declarações dos prefeitos, o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, garantiu apoio ao projeto de recuperação do trecho ferroviário.

O prefeito Marcelo Lima informou que 70% do trecho ferroviário estão em boas condições, “ou seja apenas 30%, mais ou menos 8 quilômetros, precisam efetivamente de reparos”.

De acordo com Marcelo, “Quebrangulo e Palmeira dos Índios tem na vida do escritor Graciliano Ramos ligações culturais e históricas. Isso porque o escritor nasceu em Quebrangulo e viveu em Palmeira dos Índios, onde se tornou prefeito”.

Marcelo Lima afirmou que o projeto “Caminhos de Graciliano” é inovador, com benefícios em diversas áreas do turismo e da cultura, e oferecerá aos visitantes uma viagem turística e cultural – um percurso de 22 quilômetros, com duração de 1 hora sobre trilhos –  onde os turistas poderão contemplar a diversidade ambiental formada por sítios, fazendas, aldeias e serras e conhecer a vida e obra de Graciliano Ramos, além de outras personalidades locais.

“Será a primeira locomotiva a vapor turística do Nordeste, com passeio rico em paisagens, cultura, história e muita literatura”, explica o prefeito Marcelo Lima.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos