Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Para encerrar a polêmica

Caro José Metralhador,

Dirijo-me por meio do blog para explicar o porquê de não ter colocado seus comentários no ar. Um único critério foi adotado por mim, como expliquei em post anterior: o de vedar anonimato. Espero ser respeitado quanto a isto. É uma decisão minha. Devo dizer que não tomei a iniciativa e a decisão por conta de ninguém, mas sim em decorrência dos fatos. Pois, assumo as críticas que faço e os posicionamentos que tomo neste blog, inclusive no que envolve parâmetros jurídicos. Sendo assim, sempre usei este espaço para veicular aquilo de que eu tenho provas, e quando não as tenho, é porque posso confiar na fonte. Assim tem sido feito.

Sempre liberei comentários inclusive que – no popular – “desciam à lenha” em minhas opiniões, quando como fui posto como defensor do coronel Acírio do Nascimento, ou até mesmo quando me acusaram de perseguir o prefeito Cícero Almeida, em uma das críticas que fiz a sua administração. Ambos errôneos, mas em respeito a opinião e a democracia, eu os coloquei.

Pois bem, volto a frisar, acho justa a participação, a discussão e a opinião livre, por isto aceitei o convite do blog. Caso contrário, não teria aceitado.

Apenas, nos últimos dias concordei – não apenas com o político Régis Cavalcante em questão, mas com conversas que vinha tendo com outras pessoas – que só divulgaria comentários que eu tivesse como base o não anonimato. Por dois únicos motivos: não posso eu me responsabilizar pela opinião alheia. Segundo, acredito que todo atacado ou supostamente ofendido tem direito de resposta. Esta é a última vez que toco neste assunto.

Acredito, como disse um dos comentaristas em post passado, que os comentários em que as pessoas não assinam contém verdades. Contém sim, assim como comungo com muitas opiniões de sua parte, José Metralhador, inclusive no que diz respeito às críticas feitas a políticos de nosso Estado. Comungo de fato. És um comentarias pertinente e feroz, que guarda em suas palavras muitas verdades.

No entanto, a quem não quiser assinar que pelo menos se identifique a este blogueiro, por meio de meu e-mail pessoal (lvilar2@hotmail). É um caminho…

Um outro ponto. Resolvi escrever este post para revelar a opinião de José Metralhador e as críticas que me foram feitas, pois estou aberto a elas, porém não sem o direito de argumentar. O senhor diz que foi vencido por um pedido de alguém. Devo dizer que não atendo a pedidos de quem quer que seja a não ser as minhas decisões. Só existe uma única pessoa a quem cedo sem argumentar, que é a minha filha de três anos de idade, que às vezes me pede brinquedos que vão além das minhas economias e ainda assim eu compro.

Como já expliquei e volto a repetir: resolvi excluir o anonimato e não as opiniões. O senhor coloca que fez críticas ao político. Eu concordo e por isto liberei seu comentário da primeira vez. Porém, ao julgar alguém como “sem palavra” – que é o que o senhor comenta no post – dá margem para uma interpretação que fere a honra de um terceiro. Fui obrigado a entender que o outro lado possuía razão também.

Em nenhum momento deixarei de divulgar comentários por que estes ferem ou falam mal de alguém – no campo administrativo, político, ou até mesmo pessoal (quando este “pessoal” atingir a esfera do público) – por conta de um pedido de quem quer que seja. Não é da minha índole meu caro José Metralhador. Detesto censura e compro briga por algo chamado “democracia da informação”. Foi uma das coisas que pedi quando aceitei o blog: plena liberdade de escrever o que bem queira. Para se ter uma idéia – acredite ou não – todos no Alagoas 24 Horas só tem acesso aos meus textos publicados neste espaço, justamente depois de publicados. Nunca sofreram alteração de uma vírgula, nem nunca deixei de externar ou responder cada um dos que aqui comentaram, inclusive os xingamentos que recebi. Faz parte da democracia.

Fere-me o seguinte trecho que me foi enviado pelo senhor: “Sei de muita coisa, porém nunca foi este meu desejo, até porque eu teria outros meios de divulgar o que sei. Portanto, se o julgamento de meus comentários feitos por Vossa Senhoria basearam-se no comentário de Régis está muito equivocado e mostra que a democracia plena geral e irrestrita não vale para todos, mas apenas para alguns apaniguados dos jornalistas”.

Sequer conheço algum político de perto, a não ser pelas reportagens que faço e por conta da profissão, de onde sempre sai ileso e limpo. Já expliquei os motivos de minha decisão e não vou aqui repeti-los. Agora, seria de bom grado que já que sabes muita coisa nos ajudasse levantando a lebre. Prometo ler as denúncias que me for enviada e correr atrás, ouvindo todos os lados. Não me esquivo de fuçar o que me é dito.

Não sou “de atender ao pedido de agraciados por jornalistas” como o senhor quis transparecer. Respeito o meu diploma, sei do peso e da responsabilidade da “pena”. Tenho seis anos de profissão e sempre cobri política sem me beneficiar com isto. Faço questão de deixar claro, pois não admito que duvidem de minha integridade enquanto profissional. Neste espaço que estou construindo, em parceria com o Alagoas 24 Horas, há de ser sim uma “democracia geral e plena” no que depender de mim, apenas peço a quem quiser participar – e o convite é extensivo a todos que possam me ler – que assine por suas idéias, assim como tenho feito quase que diariamente.

Por enquanto, continuarei vedando os anonimatos. Aos que não quiserem se identificar no blog, que pelo menos o façam em reservado. Há tempos eu vinha desrespeitando as regras do próprio site, permitindo todo e qualquer comentário. Apenas, voltei às regras…

Ah, quanto aos comentários com apelidos, eles podem sim ser publicados. Respondo aqui ao Arlindo. Desde que as pessoas se identifiquem com um email, ou em reservado. O site não veda isto, pelo que entendi das regras. Vedado é o anonimato por completo, se é que me fiz entender.

Espero, José Metralhador, não ter sido agressivo, pois esta não era a minha intenção. Apenas queria esclarecer, pois respeito muito os leitores e sempre li seus comentários com bastante atenção. Tanto aqui, quanto no corpo do site de uma forma geral. Saiba, que continuas tendo de mim, imensa consideração. Mas, pelo menos gostaria de saber quem você é. Prometo não revelar!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos