Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Para o medo, a Fé:Texto Joelma Nunes Della Justina

Podemos dizer que o medo é um estado emocional surgido geralmente, quando acreditamos estar em perigo. Quando uma ameaça é detectada, nosso cérebro imediatamente responde com este sentimento.  A Fé por sua vez, está intimamente ligada ao sentimento de confiança. Confiar em algo ou alguém, é uma forma de voltar a acreditar que tudo vai dar certo.

Substituir o medo pela Fé, não é um processo fácil, seja durante a internação de um dependente químico, ou principalmente, seu retorno ao lar. Realizar a tão sonhada “Entrega”, requer um esforço diário, um contrariar-se a cada 24 horas, não entregar-se a desesperança, que insiste em rondar os pensamentos, lutar contra o negativismo de experiências anteriores, e tantas frustrações. Afinal, são tantos cansaços e tropeços, que por vezes fica quase impossível enxergar uma saída, e permanecer refém do medo, parece ser a melhor saída. Por medo de um novo fracasso, manter-se no mesmo lugar acaba sendo o mais seguro.

Segundo Fromm (1974), temos uma fé, mesmo que não seja religiosa. Necessitamos de uma fé. Isso é inerente à condição e à experiência humana. Minha fé é meu sentido de vida.

Para seguir sugestões, programas ou etapas, é preciso ter no mínimo uma expectativa de sucesso, a crença de que será ajudado(a). Esta fé muitas vezes é negligenciada, por ser confundida apenas com o aspecto religioso, e não levando em consideração do fenômeno psicológico em si.

formacao_a-nossa-vida-pode-ser-transformada-pela-fe

A Fé é um ato individual, cada um a encontra em um lugar diferente.

Frequentemente, escutamos o termo “despertar espiritual”, e logo vem a nossa mente, a velha imagem do feixe de luz, iluminando todo o ambiente, como no caso de Bill um dos fundadores de Alcóolicos Anônimos (AA). No entanto, essa experiência pode ocorrer das mais diversas formas, e principalmente, com os mais céticos. Isto, costuma promover uma reflexão sobre a forma com a qual vem encarando sua recuperação, e acaba sendo um divisor de águas para finalmente entregar-se ao tratamento e aceitação de sua doença.

Com a Fé, caminha junto a Esperança, que faz tanta diferença na busca por dias melhores e no processo de recuperação, tanto do dependente químico como o de sua família. Voltar a acreditar em um poder superior, seja qual e de que forma for, desperta a mente do estado de inércia e desilusão, provocando mudanças de atitudes, pois para cada nova atitude, houve uma mudança no pensamento, devolvendo a vontade de lutar, de resgatar a sanidade e a vida, e acreditar que dessa vez, pode ser diferente.

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.” (Teilhard de Chardin).

32703926_1667156696701767_4770876198114820096_n

Joelma Nunes Della Justina

Psicóloga CRP 15/2523

Doutoranda em Psicologia Social

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos