Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Parabéns ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) pela campanha publicitária “Mau exemplo. Não pega bem!”.

A partir deste sábado (25) o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) estará presente nos festejos carnavalescos com as peças publicitárias “Mau exemplo. Não pega bem!” e “Não caia na folia”, que combatem o consumo de bebida alcoólica ou tabaco na frente de menores de idade e o uso de drogas, respectivamente. A campanha de caráter educativo visa proteger crianças e adolescentes.

2acd025381259886cc36a1ec35864ec816fa1a46

Responsável pela iniciativa, a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, que atua na defesa da infância e juventude, entende que o poder público pode contribuir na conscientização de jovens e adultos quando a própria família se omite na proteção dos menores de 18 anos.

“Educação nunca é demais. Embora os riscos do consumo de bebida alcoólica, tabaco e drogas sejam aparentemente de domínio público, ainda vemos muita gente fazendo uso deles. No caso do consumo de bebidas e tabaco pelos pais, está comprovado que a prática influencia os filhos. O exemplo vale mais do que a palavra. A campanha é direcionada, acima de tudo, para família em defesa da família”, disse.

253678_ext_arquivo

O que diz a lei

De acordo com a Lei 13.106/2015, é crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica a menores de 18 anos. A pena varia de dois a quatro anos de detenção, mais o pagamento de multa, que vai de R$ 3 mil a R$ 10 mil. O estabelecimento comercial ainda corre o risco de interdição.

Já a Lei nº 11.343/2006 criou o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, que definiu medidas para prevenção ao uso ilegal de entorpecentes, bem como a atenção e reinserção social de usuários e dependentes químicos. A legislação também estabelece as penas de advertência, prestação de serviços comunitários e medidas educativas para quem for flagrado com drogas, mesmo que para consumo pessoal.

A família é o lugar onde os pais exercem a sua função de maternidade e paternidade.

À medida que os pais enfrentam os desafios da criação dos filhos, especialmente se houver concentração em diferentes grupos de desenvolvimento, é muito importante que não percam o ponto de vista da família – porque ela é a unidade em que os filhos são criados.

É a família que fornece a base para as crianças e adolescentes, a fonte para a sua tomada de decisão na hora de resolver problemas.

Como essa família funciona terá um impacto enorme sobre os pais e os filhos. Famílias que são seguras e felizes têm muito mais chances de apoiar seus filhos, onde quer que eles estejam – e de criar filhos bem-sucedidos (o que significam felizes e independentes).

Famílias nas quais o amor e a aceitação prevalecem, onde os limites estabelecidos são respeitados, sobrevivem, assim como os filhos.

Esses são os bons exemplos!

Da mesma maneira, famílias em que falta organização – onde os limites e as regras estão sempre mudando e o imprevisível é o previsível – tendem a provocar confusão. Os filhos dessa família têm mais dificuldade para se encontrar porque os limites não ficaram claros nem foram praticados.

Os conceitos de conhecer a si mesmo, ficar calmo, respeitar todas as pessoas e passar um tempo com a família ainda se mantêm. Para a família que é organizada, esses princípios fornecem boa estrutura, senso de ordem e estabilidade – mas, como sempre, requerem prática e compromisso.

10547839233_f0018a2d66_z

O papel da família na criação dos filhos remete aos pais o dever de ensinar seus filhos a diferenciar o certo do errado e o bom do mau. Eles devem moldá-los e guiá-los para que se tornem cidadãos decentes, indivíduos afetuosos, que respeitarão os direitos de todas as pessoas, que tenham a mente aberta e sejam felizes e autoconfiantes.

É um trabalho complexo e repleto de dúvidas. Às vezes divertido, outras, com muitas decepções. Como pais, podemos influir nas futuras gerações. E nosso maior legado serão nossos filhos.

Os filhos são diferentes uns dos outros, com necessidades específicas e únicas. Os pais devem se manter flexíveis, ajustando-se a cada um deles. Ser pai não é participar de um concurso de popularidade, é responsabilizar-se pela criação, educação, e formação de seus filhos, preparando-os para viver neste nosso mundo de constantes mudanças.

É importante compreender que cada família é única e possui complexidade própria.

Famílias pequenas, assim como as maiores, têm sua parcela de preocupações e problemas. Nenhuma família está livre dos desafios da criação de filhos – desafios que são diferentes de uma família para outra, mas que realmente existem.

Desafios sempre existirão em todas as famílias, mas podem ser superados com Amor, Paciência, Respeito e Cumplicidade.

Fica a dica e parabéns ao Ministério Público de Alagoas pela belíssima e importante campanha para uma criação de filhos saudáveis, cidadãos decentes, indivíduos afetuosos, que respeitarão os direitos de todas as pessoas, que tenham a mente aberta e sejam felizes e autoconfiantes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos