Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Participe do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância aqui no Satélite da (REPI/AL), que acontecerá no dia 7 de novembro, das 08h às 18hrs, no  Auditório da Assembleia Legislativa de Alagoas.

VII Simpósio Internacional – Desenvolvimento da Primeira Infância – Praticas Efetivas para uma Política Integrada. (SIMPÓSIO SATÉLITE – AO VIVO – ESTADO DE ALAGOAS)

 Dia/Local: 7/11 (terça-feira) das 08h às 18h, no  Auditório da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Coordenação Prof. Dr. Claudio Soriano, Coordenador Geral da REPI/AL

Parcerias: Núcleo Ciência Pela Infância e Assembleia Legislativa de Alagoas/Gabinete do Deputado Estadual Rodrigo Cunha

Público Alvo: Profissionais que integram a Rede de Atendimento a Criança de Alagoas, gestores e lideranças públicas, além de pesquisadores e especialistas, para debater como políticas municipais podem contribuir para promoção do desenvolvimento da criança até os seis anos.

PROGRAMAÇÃO

 09h> Abertura oficial

 9h15>A criança como valor para a sociedade – PalestranteDaniel Becker, Professor na IESC/UFRJ e colaborador do UNICEF e da OMS.

Moderação: Lino de Macedo – Assessor de psicologia e educação do Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará e membro do Comitê Científico do NCPI.

 10h>. Desenhando políticas onde o indivíduo vem em primeiro lugar – Palestrante: Luciana Aguiar, Gerente de parcerias do setor privado do PNUD.

Moderação: Eduardo Marino, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

10:45> Intervalo

11h> A família e a criança no centro das políticas públicas e programas. – Palestrantes: Ana Lima, Diretora da consultoria especializada Conhecimento Social e Márcia Machado, Pró-Reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará e consultora em desenvolvimento infantil no IPREDE.

Moderação: Cristine Rosa, Coordenadora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

12:30> Intervalo

13h30> Lançamento do Guia de Comunicação sobre a Primeira Infância. – Ana Carolina Vidal Guedes, Comunicação, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

14h15> Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular. – Palestrantes: Claudia Costin, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais e professora na FGV-RJ e Jennifer Guevara, Pesquisadora associada do Programa de Educação, do Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento.

Moderação: Fábio Takahashi, Editor do jornal Folha de São Paulo

15:45> Intervalo

16:15> Liderança para o impacto coletivo. Palestrante: Carolina Larriera, Especialista em treinamento de lideranças, com atuação no Brasil, EUA, Argentina, Suíça, Iraque e Timor-Leste.

Moderação: Eduardo Queiroz, Diretor Presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

 17:15 – 17:30 – Encerramento

Perguntas para discussão – Qual a importância de se priorizar e cuidar da primeira infância? – O que é importante para que a criança até os 6 anos de idade se desenvolva plenamente? – Quais atitudes e iniciativas contribuem para a melhora das condições de vida, para a promoção do vínculo familiar e comunitário, do afeto e estímulo? – De que forma as políticas públicas podem contribuir para o desenvolvimento infantil e quais os principais desafios a serem superados? – Qual valor temos dado às crianças?

Materiais Extras Daniel Becker tem uma apresentação TED muito interessante, que vale a pena ver (https://goo.gl/6LrQZ1). Na palestra ele cita que “O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma com que ela trata as suas crianças” (Nelson Mandela).

Perguntas para discussão – Quais ações podemos tomar para obter uma maior empatia com os usuários e compreender sua perspectiva sobre os serviços e necessidades não-atendidas? – Como podemos obter uma maior participação dos usuários na construção de soluções?

Perguntas para discussão – Qual foi a última vez que escutei/observei os usuários dos serviços para melhor atender suas necessidades? – Como posso fazer essa escuta/observação hoje? – Existem pesquisas sobre o perfil dos usuários do serviço em que atuo? Quais?

Perguntas para discussão – Como estamos nos preparando para a implementação da Base Nacional Comum Curricular no município? – A Base trará mudanças significativas para a o currículo e práticas curriculares atuais? Quais os pontos mais críticos que precisarão ser alinhados? – Como podemos apoiar os municípios na implementação da Base? Precisamos rever algo em nossa abordagem ou em nossa prática para nos adequarmos à Base?

Perguntas para discussão – Quais os principais desafios das lideranças públicas (secretários, prefeitos) atualmente? – Como cada um, independente de seus cargos, pode exercer o papel de liderança para integrar programas e políticas? – Como provocar o sistema que estou inserido para que ele saia da zona de conforto? – Como lidar com as resistências/grupos que insistem em manter a lógica departamental de atuar?

Lista de Presença e Certificados Os certificados serão emitidos pela organização do evento a partir da lista de presença enviada pelo parceiro para o e-mailsimposio@fmcsv.org.br, até dia 14 de novembro. Solicitamos que ela contenha apenas os participantes com mais de 75% de presença, com seus nomes completos e endereços de e-mail. Sem essas informações não será possível o envio dos certificados. Não garantimos o envio de certificado para listas enviadas após a data limite. Avaliação Disponibilizaremos um formulário de avaliação do Simpósio e pedimos que o enviem a todos(as) os(as) participantes do seu simpósio satélite. Enviaremos o link de acesso junto com os certificados. Vamos compartilhar os resultados com os organizadores que os solicitarem.

Confirmar  presença:

99677-5878 Nelma da Glória

image_mini

Rede Estadual Primeira Infância de Alagoas (REPI/AL)

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos