Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Prefeito pensa em reduzir secretarias

O prefeito Cícero Almeida (PP) já vislumbra um segundo mandato, por conta da boa avaliação da atual administração municipal. Almeida – que já tem a candidatura contestada por alguns segmentos por conta do indiciamento pela Operação Taturana – conversa com amigos mais íntimos sobre a redução do número de pastas na Prefeitura Municipal.

O sonho do prefeito – de acordo com uma destas pessoas próximas – é reduzir o número de pastas para 12. Extinguindo algumas secretarias. A informação foi confirmada por dois amigos de Almeida e integrantes do primeiro escalão da Prefeitura Municipal, que pediram para não ter os nomes revelados. O problema é que não dá tempo para fazer isto nesta primeira gestão.

“De fato ele já comentou comigo, mas isto demanda um estudo de impacto orçamentário e administrativo, mas há a possibilidade disto em um eventual segundo mandato”, colocou. A estrutura montada por Almeida estaria voltada à infra-estrutura e organização do município, priorizando – inclusive – pastas como Controle e Convívio Urbano (que passariam a integrar outras) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, por estar na mão do PTB (leia-se senador Fernando Collor de Mello).

“Ele nunca explicou de concreto como isto se daria”, revelou a fonte, “mas fez questão de garantir que seria em um eventual segundo mandato”, reforçou. A certeza única é que tais mudanças não ocorreria agora, sejam elas de cargos, salários ou a tão sonhada reforma administrativa. O problema com a redução de pastas será acomodar aliados. Os primeiros que podem deixar a administração municipal são os chamados secretários técnicos, por não possuírem respaldo político, nem apadrinhamento.

O prefeito, por sua vez, nega – ao menos nas conversas com a imprensa – que o critério político seja uma prioridade. No entanto, os 12 partidos que se aglutinam em torno de Cícero Almeida não o apoiarão de graça, nem simplesmente por conta do projeto político para Maceió, como cita o chefe do Executivo municipal, já que em política a moeda de troca nunca foi unicamente o “bem da população”.

Há informações de bastidores de que alguns secretários já estão cientes de que apenas terminarão este mandato. Este grupo anda tendo dificuldade inclusive de falar com o prefeito Cícero Almeida até por telefone. Eles são filtrados por um dos assessores de Almeida, que – diga-se de passagem – se tornou um especialista em colocar os papéis sobre a mesa do prefeito para que possam ser assinados e depois retirados. Além disto, o tal assessor atende telefone muito bem.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos