Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, conhece novos projetos da Pindorama

AssessoriaRafael Brito e outros dirigentes da Desenvolve conheceram novos projetos da Pindorama

Rafael Brito e outros dirigentes da Desenvolve conheceram novos projetos da Pindorama

O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, acompanhado pela equipe de crédito, visitou hoje (25), as instalações da cooperativa Pindorama no município de Coruripe. Na ocasião, os cooperados apresentaram suas principais necessidades, entre elas, a demanda para o fomento a um projeto inovador que visa a produção de biodiesel. 

A visita, acompanhada pelo presidente da Pindorama, Klécio Santos, demonstrou mais que os produtos da cooperativa, mostrou a história pioneira de Bertolet, um franco-suíço que fundou, há 60 anos, a maior cooperativa do Estado de Alagoas. São 1025 cooperados, 620 empregos gerados na entressafra e 1800 na safra, beneficiando 30 mil pessoas da região.

Rafael Brito elogiou as instalações, a qualidade dos produtos, além do trabalho social desenvolvido com os funcionários do laticínio, das fábricas de açúcar, de balas, de manteiga e de suco engarrafado e em sachê. “Vemos aqui o resultado de um trabalho bem feito e com foco no potencial do ser humano, que teve início com a ousadia de um grande homem e que se perpetua com a união e a força de vontade de tantos outros”, destacou Brito.

Após a visita, o presidente da Agência de Fomento participou de reunião com os cooperados, antecedida pela apresentação das linhas de financiamento da Desenvolve. Entre as que mais se adaptam às necessidades dos colonos, Thiago Pires, gerente de Crédito, apontou a Cadeia do Leite, a Pró-colono e o Programa Coopmais.

“A Pindorama representa a essência do cooperativismo, do resultado que chega na ponta e é sempre citada pelo governador Renan Filho como modelo de seriedade, de ações feitas com assertividade e que resultam em aumento de produtividade e de renda”, lembrou Brito, completando que “os resultados em Pindorama são factíveis e, por isso mesmo, nos impulsionam a querer fazer cada vez mais pelos cooperados”.

Os produtores que integram a cooperativa solicitaram aporte de recurso especialmente para aumentar a área de plantio do maracujá, para adubação da cana-de-açúcar e para a compra de vacas leiteiras. A ideia sugerida pelo presidente da entidade estadual é realizar um dia de campo, onde a equipe de crédito faça o cadastro daqueles que buscam o fomento, dando agilidade às liberações, entendendo as necessidades de cada cliente e liberando o recurso na medida certa.

Liberação de crédito

Na oportunidade, 14 contratos foram assinados e os valores liberados, totalizando um repasse de R$ 91 mil pela linha pró-colono, taxa de 1,5% ao mês, carência de até 10 meses e parcela única. Na próxima semana, outros 50 contratos deverão ser liberados para outros cooperados da Pindorama com o intuito de ampliar plantações, compra de adubo e compra de animais de grande porte.

O Programa de Financiamento a Cooperativas e Associações Produtivas, o Coopmais, foi citado como alternativa para a liberação em que pleiteiam a compra de grande quantidade de adubo para a plantação de cana-de-açúcar, onde a tomadora do crédito seria a própria Pindorama e não cada colono, facilitando o ambiente financeiro já que o programa tem taxa mais acessível.

Projeto inovador

A produção de biodiesel também esteve na pauta da reunião com a cooperativa Pindorama que citou a parceria com o Abatedouro Ferraz, apto a abater 35 mil aves por dia, para a produção inédita em Alagoas de biodiesel a partir da transformação das vísceras e da pele do frango em óleos vegetais e, posteriormente, no combustível biodegradável.

A viabilidade de liberação de crédito para este projeto será avaliado e uma nova reunião será agendada para os próximos dias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos