Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Reflexo de uma sociedade corrupta: população saqueia carga de caminhões que foram incendiados

Imagens feitas pela GloboNews mostram dezenas de pessoas saqueando produtos de dois caminhões que foram incêndiados nesta terça-feira (2), na Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio. Além deste veículo, outro caminhão e nove ônibus foram incendiados.

Seriam os políticos um retrato da sociedade ou o oposto?

Fato é que a corrupção e o descaso encontram-se nas mais diversas camadas de nosso país.

Na primeira oportunidade, esquecem as leis e os valores para aferir lucros pessoais. Tamanha é a vontade de “se dar bem” que até mesmo ignoram  a chegada da polícia. Também desconsideram o fato de serem filmados e praticam o crime em plena luz do dia. Os furtos são praticados com a maior naturalidade.

Percebe-se que a corrupção, recorrente nos noticiários de todo país, mora ao lado. Todos somos vítimas desses atos inescrupulosos que só visam vantagens individuais. Mas, ao mesmo tempo, muitos são os sujeitos ativos dessa atitude criminosa. A corrupção se alastra de norte a sul, leste a oeste, desse imenso Brasil. A prática é cometida por pessoas das mais distintas classes sociais, independente do grau de instrução. A corrupção encontra-se enraizada e praticamente institucionalizada em nosso país, de tal forma que faz parte da cultura nacional. O famoso “jeitinho brasileiro” é um grande exemplo do exposto.

5840962_x720

Este fato do Rio de Janeiro mostra como esse mal faz parte de nosso cotidiano. Pessoas supostamente honestas e trabalhadoras mostram seu lado perverso assim que surge a chance de tirar vantagem da situação. Não importa se um ser humano necessita de socorro, ou se essa atitude causará danos a terceiros. A regra parece ser “aferir lucros custe o que custar”. São pessoas que, supostamente, saíram de casa sem qualquer intenção delitiva, mas que não ignoraram a “oportunidade” que tiveram. É preciso refletir sobre este caso, sempre tendo em mente que não se trata de um fato isolado, mas corriqueiro em nossa sociedade.

Milhares de cidadãos comuns e políticos são indiscutivelmente corruptos. Resta entender a origem desta prática delituosa.

corrupción

Os políticos sujos são um retrato da sociedade corrupta ou é o inverso?

Talvez seja como o dilema envolvendo o ovo e a galinha.

Mais importante do que entrar nessa discussão é ter a certeza de que ambos estão sujeitos ao crime, devendo ser corrigida a conduta nas duas esferas (pública e privada).

O exemplo deve vir de baixo e de cima para que se possa iniciar um processo de transformação social.

Obviamente esse pequeno texto não visa encerrar o assunto.

Tem como objetivo colaborar com as discussões sobre o tema e externar a profunda indignação diante do fato registrado. Enquanto as leis e os valores continuarem sendo ignorados, seguiremos nos deparando com casos similares.

Precisamos condenar e combater essas atitudes para termos a chance de reconstruir o Brasil.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos