Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Ressocialização do dependente químico através do trabalho

Nas últimas décadas, a prevenção e o tratamento da dependência de substâncias têm sido tema de debate constante no meio científico e na comunidade em geral.

As pessoas com históricos de alcoolismo e outras drogas ilícitas, ao longo de seu viver, vão perdendo os vínculos que construíram, exemplos: a família, cônjuge, filhos, amigos mais íntimos.

Não que essas pessoas os abandonem, mas, sim, porque as pessoas envolvidas com álcool e outras drogas invertem os valores das suas vidas, têm outras necessidades, não conseguem responder pelo vínculo afetivo familiar, sendo usuárias de drogas.

Dessa forma, desenvolvem nos parentes e amigos sentimentos de hostilidade e raiva, estimulando os usuários a manterem-se nessa condição.

Para romper com tal processo, é preciso que alguém com forte vínculo afetivo tenha um insight para ajudar e, também, que os usuários estejam disponíveis para receber ajuda.

No contexto da exclusão, o indivíduo torna-se muitas vezes incapaz de prover e suprir seus próprios meios de subsistência e suas necessidades básicas como alimentação, moradia, saúde dentre outras, o que pode contribuir negativamente para sua formação e atuação na sociedade, estando propenso à prática de crimes e/ou a mendigar, com intuito de satisfazer a própria dependência.

A vivência num ambiente familiar instável, intolerante, com falta de compreensão e afetividade, rejeição, hostilidade, excesso de mimo, falta de limites e de disciplina, dentre outras, favorecem o comprometimento da auto-estima, o que dificulta a superação das pressões do meio ambiente, podendo sucumbir às drogas.

O processo de reabilitação através do trabalho como processo de reconstrução, englobando o exercício pleno de cidadania, pontuando a importância do hábitat, rede social e trabalho com valor social, ajudará em sua ressocialização.

corrupción

Pais, filhos, sociedade e governo podem e devem trabalhar juntos em busca de um melhor caminho. Devemos desenvolver maneiras de encarar a questão e encontrar meios eficazes de comunicação com nossos filhos, compartilhando nossos pontos de vista certamente eles desenvolverão o deles.

O dependente químico em recuperação necessita de apoio moral para que possa visar o seu futuro, tendo esse apoio dificilmente ele terá uma recaída.

É dever não só da família , mas também da sociedade preocupar-se em reintegrar o dependente químico em recuperação no contexto social, apresentando-lhe novas oportunidades de recomeçar a vida, dando-lhe oportunidades de trabalho para que ele possa mostrar pra si mesmo que é capaz de reescrever sua  história.

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos