Blog

Blog do Mousinho

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Senador Benedito de Lira denuncia de que a omissão agravou a revitalização do Rio São Francisco

O senador Benedito De Lira (PP/AL) fez pronunciamento da tribuna do Senado sobre a situação do rio São Francisco, que, segundo ele, está morrendo em consequência da omissão histórica na revitalização e o agravamento da seca responsável pela maior crise hídrica de que sem tem noticia no País.

“Outrora impávido e colossal, o rio São Francisco agora perde a sua pujança. A represa de Sobradinho está com apenas 17% de sua capacidade, já estando à mostra as ruínas das cidades e lugarejos inundados durante a sua construção na década de 1970. Da cidade alagoana de Piranhas é possível atravessar a pé até o outro lado do rio em Sergipe. Semana passada, uma mancha escura na barragem de Xingo assustou ainda mais os moradores da região”, disse o senador Benedito de Lira.

O senador alagoano falou sobre as obras de transposição que deverão ser inauguradas no próximo ano, beneficiando 5 Estados e 390 municípios do semi-árido. Lembrou que há um atraso de 6 anos no cronograma da transposição, mas ressaltou que no momento cerca de 70% das obras estão prontas. O eixo norte terá uma extensão de 400 quilômetros e o eixo leste 220. Foram construídos 4 túneis, 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.

Segundo Benedito de Lira, tudo isso deveria ser motivo de euforia para os sertanejos mas, ao contrário,  há uma certa apreensão, um receio de que o rio São Francisco não tenha a capacidade de atender à real demanda.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos