Blog

Pop Boy

Marcos Filipe é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas e viciado em tudo o que envolve Mídias Sociais, Cinema, Televisão, Música, Literatura e Eventos. Um Geek de carteirinha, ligado em desenho animado e games. Desde 2010 escreve sobre esses assuntos se alimentando todos os dias da mais pura Cultura Pop.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Somos a quinta geração da Jovem Guarda

Pelo título dessa postagem você deve está ser perguntando: Como assim? Eu? Jovem Guarda? Deixa eu explicar uma coisinha, se você curtiu Sandy e Junior em sua adolescência ou vai aos shows da Pitty atualmente, é graças a esse movimento que neste mês completou 50 anos.

Até os anos de 1960 os jovens brasileiros se reuniam em casa para ouvir os discos dos seus ídolos estrangeiros ou em clubes, onde as bandas faziam covers desses mesmos ídolos internacionais. Porém no dia 22 de agosto de 1965 entrava no ar na TV Record um programa que mudaria esse cenário: a Jovem Guarda.

Não irei dá nenhuma aula de história da televisão brasileira, joga no Google e ele te conta tudo sobre a febre na época. Minha intenção é mostrá-los como, até os dias de hoje, a cultura do “iê iê iê” influencia jovens brasileiros, mesmo que não aceite.

Como falei anteriormente a Jovem Guardar contribuiu para solidificar um estilo de vida ligado à fase da adolescência e juventude. Lembra que eu citei Sandy e Junior no começo do texto? Se você viveu o fenômeno que a dupla foi no Brasil nos anos 90 e 2000, deveria pesquisar sobre o trio Erasmo, Roberto e Wanderléa. Eram os apresentadores do programa, e como a dupla de irmãos, foram capazes de ditar moda, conceitos e um novo estilo de vida para os jovens da época.

InternetPúblico assistindo ao programa

Público assistindo ao programa

Homens com cabelos longos, mulheres de calças e tudo o que a moda tinha de ousado e disponível naquele período foi usado e copiado. Bem parecido hoje com o estilo de muitas tripos que misturam adereços e roupas sem o rótulo do masculino ou feminino. Até os cortes de cabelos eram pedidos nos salões e barbeiros da época, bem parecido quando algum ídolo teen lança um estilo. Tipo, as atrizes Sophia Abrahão e Bruna Marquezine que ditam moda entre as meninas.

E ainda tem mais, a geração dos anos 80, auge do rock brasileiro autêntico e de protesto teve influência direta desse grupo. Um dos nomes poucos citados é o de Raul Seixas que foi convidado pelo seu amigo Jerry Adriani a produzir músicas para o programa.

Da mesma forma que a cantora Pitty, demonstrar seu carinho e respeito a Rita Lee, que na época arrasava com looks e músicas ousadas com Os Mutantes.

É graças a Jovem Guarda que a juventude brasileira se consolidou enquanto cultura, estilo de vida e retrato de uma sociedade, mostrando um rosto, uma voz.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos