Blog

Blog do Mousinho

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Traipu: rombo é de mais de 8 milhões de reais

O prefeito de Traipu, Marcos Santos, que passou bom tempo desaparecido depois de uma fuga espetacular onde conseguiu até mesmo driblar a Polícia Federal, está encrencado até o pescoço.
Denunciado pelo Ministério Público, que conseguiu sua prisão através de decisão do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, por ter foro privilegiado, Marcos Santos vai ter muito que explicar a Justiça.
Nas denúncias constam que o prefeito de Traipu surrupiou dinheiro do Bolsa Família, além de outras traquinagens na administração pública, contabilizando um prejuízo à prefeitura entre 2009 e 2011, de cerca de 8 milhões de reais. Para um município paupérrimo, onde o assistencialismo do governo é a principal fonte de renda, botar o dinheiro público no bolso é o mesmo que condenar milhares de pessoas a passar fome.
Mas o prefeito, segundo o próprio Ministério Público, não agia só. Tinha ao seu lado uma tropa de choque considerada como organização criminosa, que ajudava no desvio das verbas públicas. No Bolsa Família, por exemplo, de acordo com que apuraram promotores e procuradores de Justiça, os cheques eram nominais à Secretaria Municipal de Assistência Social, dirigida por ninguém menos do que a própria mulher de Marcos Santos, Juliana Kummer.
Segunda a denúncia que levou o presidente do TJ a mandar prender Marcos Santos, o programa do Bolsa Família tinha milhares de pessoas cadastradas, mas somente umas 700 eram beneficiadas. Ou seja, o restante do dinheiro ia para os bolsos da quadrilha.
Além de tudo isso, sem nenhuma preocupação com o que poderia acontecer, as fraudes em processos de licitação e desvio direto de recursos da prefeitura, dentro do Programa de Auxílio às Famílias Pobres e Carentes de Traipu, eram feitas às claras.
Isso demonstra de que se deve exigir mais do Tribunal de Contas no acompanhamento das contas das prefeituras em todo o Estado. Para alguns observadores, isso é apenas a ponta do iceberg, que pode explodir com outros escândalos neste ano que antecede a campanha política de 2012.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos