Blog

Blog do Ruslan

Consultor em Segurança de T.I.C, Palestrante, Blogueiro

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Você tem T.D.I.?

InternetVicio

Vicio

TDI (Transtorno de Dependência a Internet)

Com o crescente uso de Smarthphones com 3G, a vida ON LINE foi ampliado, em tempos de WhatsApp, estar OFF, é ser OBSOLETO e CAFONA.

Segundo a Psicologia a TDI – Transtorno de Dependência a Internet já é reconhecida como doença moderna com identificação, diagnóstico e tratamento clinicamente classificados. Os primeiros estudiosos do assunto foram os médicos americanos Dr. Ivan Goldberg e a Dra. Kinmberly Young em 1995. No Brasil já tem clinicas para isso.

A dependência pode gerar muitos problemas, fechado num mundo virtual as pessoas ficam cada vez mais longe das atividades físicas, contatos sociais, amigos, criando um ambiente propício a doenças, obesidade, até depressão. Numa sociedade cada vez mais informatizada, não dá para abrir mão de estar conectado, mas não é saudável deixar relacionamentos, lazer e outras experiências reais para dedicar-se só ao mundo virtual.

A estimativa dos psicólogos é que 4% dos internautas desenvolvam a patologia chamada Transtorno de Dependência de Internet (TDI). Gostar de usar a internet não significa que você sofra desta patologia.

SINTOMAS QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR AO SEU REDOR
1. Preocupação constante com a Internet quando está off line. [ Ansioso a cada NOTIFICAÇÃO]
2. Necessidade contínua e crescente de utilizar a Internet como forma de obter a excitação desejada.
3. Irritabilidade quando tenta reduzir o tempo na Internet.[ 3G ruim,]
4. Utilização da Internet como forma de fugir de problemas ou de aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão.
5. Mentir para familiares e pessoas próximas com o intuito de encobrir a extensão do envolvimento com as atividades online.
6. Comprometimento social e profissional.
7. Comprometimento nas articulações motoras utilizadas na digitação.
8. Falta de interesse em atividades fora da Internet. [ALMOÇO EM FAMÍLIA]
9. Sensação de estar vivendo um sonho durante um período prolongado na Internet.
10. O período de utilização compulsiva da Internet não seja caracterizado por um episódio de mania.

ANSIEDADE OU EXCESSO DE INFORMAÇÃO
Somos bombardeados com uma enorme quantidade de informações, a cada segundo a mídia nos coloca em situações que precisamos nos adaptar buscar soluções rápidas para não sermos prejudicados. São tantas coisas que fazemos no nosso dia-a-dia que o tempo fica cada vez menor, enfim temos a percepção de que não vamos dar conta de tudo e que o tempo fica cada vez escasso.
A informação é importante para muitos profissionais para a realização dos seus trabalhos, todos precisam manipular a cada dia muitas informações: o jornal diário, um e-mail, uma matéria importante, acabar aquele artigo para a revista, visitar um cliente, fazer isso, aquilo e mais um pouco, quem não fica MALUCO?

ISSO TEM CURA?
Deixar de ter vida social para ficar usando o computador, perder madrugadas de sono para navegar na Internet ou, no lado oposto, colocar o emprego em risco por resistência a enfrentar a máquina podem ser alguns dos sintomas do abuso dos recursos tecnológicos, novo distúrbio que pode ser superado com tratamento psicológico, aqui em Maceió já existem especialistas na área que podem ajudar a volta a normalidade

Faça o teste completo no site do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP e deixe um comentário com seu nome e resultado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos