terca, 02 de setembro de 2014
parcialmente nublado21ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Maceió 15h56, 12 de Junho de 2011

Campanha de vacinação começa nesta segunda-feira

Imunização é contra paralisia, sarampo, rubéola e caxumba.


Google

Começa amanhã (13), a campanha de vacinação contra paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. A ação, que vai até 22 de junho, pretende evitar registros de casos destas doenças no Estado e, para isso, serão vacinadas 276.467 crianças de zero a menos de 7 anos.

Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no caso da vacina contra a paralisia infantil, que é administrada por via oral, devem ser imunizadas crianças de zero a 5 anos. Já a vacina contra sarampo, rubéola e caxumba, que é administrada por meio de uma injeção trivalente, deve imunizar crianças de 1 a meno7 anos.

Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, as crianças com idade entre 1 e 5 anos deverão ser vacinadas, simultaneamente, contra a paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. “No caso de crianças que estejam nesta faixa etária, os pais podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma contraindicação em vaciná-las duas vezes no mesmo dia”, assegurou.

De acordo com Denise Castro, há contraindicação apenas para as crianças que tenham alergia à proteína do ovo ou que tenham apresentado choque anafilático ao serem vacinadas em campanhas anteriores. “Mas no caso das crianças que estejam com febre durante a campanha, elas deverão esperar o problema ser solucionado e poderão ser vacinadas posteriormente”, explicou Denise Castro.

Quanto à estrutura para a Campanha de Vacinação, que irá ocorrer em 997 postos fixos, extra-fixos e volantes, a Sesau estará mobilizando 3.345 profissionais e 649 veículos. Nos dias 1º e 2 deste mês, todos os 102 coordenadores municipais dos PNIs estiveram reunidos no Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Maceió, situado na sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu), para receberem os informes sobre a campanha simultânea.

Doenças

A paralisia infantil, conhecida também como poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito, acometendo em geral os membros inferiores.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave transmissível e extremamente contagiosa. Ela é caracterizada pela pele avermelhada, que provoca o comprometimento de vários órgãos. Entre os seus principais sintomas, estão febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.

A rubéola é caracterizada como uma doença infecciosa, causada por vírus e que acomete adultos, mas, principalmente as crianças. Seus principais sintomas são manchas na pele e febre alta e, quando atinge as gestantes, pode resultar na má formação do feto.

A caxumba, também conhecida como papeira, é uma doença viral, com grande capacidade de transmissão, que acontece por meio da saliva e gotículas aéreas. Ela também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos e seu principal sintoma é o aumento exagerado da região do pescoço, das glândulas salivares, dos testículos, e ovários.

Fonte: Ascom/Sesau

Leia mais

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Família enterra jovem morto por policial em SP
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas

Tags

HPV Macacos imunizados com vacina anti-HIV brasileira passam por testes Jovens sem trabalho Veneno de vespa age contra perda de neurônios por Parkinson, diz estudo Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL participa reunião para tratar de linchamentos Dia do Biólogo será comemorado nesta quarta na rede estadual de ensino Terapias Acusado de matar cartunista Glauco é preso suspeito de latrocínio em GO SMS e AAPPE realizam entrega de aparelhos auditivos Baiano que nasceu com a cabeça virada para trás dá palestras motivacionais Saiba como aumentar os seios sem implantes de silicone Conheça a doença que faz desenvolver mais de 200 dentes Aprenda a escutar a sua intuição Você é alérgico a que? De coceira a morte instantânea, veja tipos e sintomas Erasmo Carlos e Roberto Carlos entram com processo contra Tiririca Proposta garante a participação de herdeiros em revenda de obra original PEC cria fundo para valorizar profissionais de segurança pública mulher perdoa desejo grávida João Kepler celular em garrafa térmica ex-bbb amanda ASA e Cuiabá 13º INSS Concursos públicos Audiências do projeto Justiça Terapêutica obtêm 100 de acordos Campeonato Brasileiro 2014 regulamentação da maconha morte de soldado Sport Club do Recife Vila Emater II Hemoal realiza coleta de sangue no Centro de Maceió nesta terça Sport Recife falta dágua Marina eleições 2014 corinthians sp Jennifer Lawrence espetáculo teatral vídeo íntimo dilma rousseff São Paulo-SP homicídio e tentativa James Magalhães Mundial de vôlei masculino namorado Ronaldinho Gaúcho Assistência farmacêutica morte de policial Lacen vingança Igreja Universal lei de promoções grávida racismo julgamento chacina expulsão Homicídios Lagoa da Canoa Atlético-MG Santa Casa de Misericórdia de Maceió queda de avião Rui Palmeira Marina Silva produção legalização da maconha maconha protesto celebridades playboy IMA Cesmac cerveja Palmeira dos Índios condenação eleições estupro atropelamento ibge
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web