sexta, 22 de agosto de 2014
parcialmente nublado20ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Cultura 07h46, 13 de Agosto de 2011

Conheça a receita do 'Camarão do Bar das Ostras'

Receita do camarão virou patrimônio cultural.


Ascom/Secult
Camarão
Camarão

Uma receita que há 58 anos esteve guardada em segredo de família e hoje a Sococo compartilha para que todos os alagoanos possam fazê-la; uma receita que é tão simples quanto a pessoa que a criou”. Estas foram as palavras de Marta Silva, uma das filhas do casal Pedro e Oscarlina Maria da Silva, os criadores do ‘Camarão Alagoano do Bar das Ostras’.

As palavras foram ditas durante a solenidade, que aconteceu nesta sexta-feira (12), no Museu Palácio Floriano Peixoto. O evento foi marcado pela assinatura da mensagem governamental de encaminhamento do Projeto de Lei instituindo o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Cultural Alagoano para a Assembleia Legislativa.

Além da assinatura, o diretor presidente da Sococo, Emerson Tenório, fez a entrega oficial da documentação relativa ao Registro do ‘Camarão Alagoano do Bar das Ostras’ ao governador Teotonio Vilela.

A receita e o modo de fazê-la foram ensinados apenas às filhas do casal, que, depois da morte da mãe, passaram a tocar o restaurante até o ano de 2002, quando encerraram as atividades e mudaram-se de Maceió, deixando uma lacuna na culinária alagoana. Desde então, ninguém nunca tinha se deliciado com este tradicional prato.

“No aniversário de 45 anos da empresa lancei o desafio a minha equipe. Queria presentear o povo alagoano com um dos maiores ícones da culinária local e por isso iniciamos uma incansável batalha para localizar as herdeiras da família, que não moravam mais em Maceió”, contou Emerson Tenório.

Ele disse ainda que em nenhum momento a iniciativa foi comercial, mas sim de valor histórico. “Após as negociações procuramos o Governo do Estado para devolver esse prato aos alagoanos, tornando-o de domínio público. E no dia 22 de julho, data do aniversário da Sococo, protocolamos o pedido de tombamento deste camarão”, concluiu.

Sendo aprovado o Projeto de Lei, saberes, celebrações, fontes de expressão e lugares poderão se tornar patrimônio imaterial de Alagoas. O principal objetivo da lei é dar continuidade histórica ao bem e a sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade alagoana.

O governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, reconheceu o importante momento proporcionado pela Sococo, que coloca na agenda do Estado um produto genuinamente alagoano. “Nossos visitantes procuram Alagoas não apenas pelas praias, folclore, mas também pela nossa preciosa gastronomia”, disse.

Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, homenageou a família de Pedro e Oscarlina Maria da Silva, certificando-os, por meio de uma resolução do Conselho Estadual de Cultura, como Amigos da Cultura Alagoana pela contribuição, criação e preservação da receita do ‘Camarão Alagoano do Bar das Ostras’.

“Enquanto o Projeto de Lei tramita na Assembleia Legislativa, vamos iniciar os estudos históricos da receita e sua relevância para a sociedade, para que este prato possa fazer parte, em um futuro próximo, deste registro do patrimônio imaterial alagoano”, disse Viégas.

Ainda segundo o secretário de Cultura, 12 estados já possuem uma legislação adequada para o patrimônio imaterial. “Estamos buscando um marco legal para este patrimônio em Alagoas. Queremos tornar também patrimônio do Estado o nosso sururu de capote, o guerreiro, a renda de filé, entre outros”, concluiu.

A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, entregou uma placa ao representante da Sococo agradecendo a parceira da empresa com o setor turístico, que há mais de duas décadas apoia a divulgação do destino Alagoas.

Ela ressaltou ainda a missão da secretaria em promover e divulgar o destino Alagoas e suas belezas naturais, pessoas receptivas, grandes empresas e imensa diversidade de atrativos.

“Nas feiras nacionais e internacionais onde fazemos a promoção do nosso Estado, é comum chegar alguém e perguntar: cadê a aguinha de coco das Alagoas?”, conta a secretária.“Parabenizo a empresa pelos seus 45 anos e espero poder contar por mais 45 ou 90 anos com essa maravilhosa parceria”, completa ela.

A Sococo ofereceu, ao final do evento, um almoço para que os convidados pudessem apreciar o famoso camarão.

Receita

Ingredientes:

01kg de camarão vila franca

01 tomate

½ cebola

1/3 de pimentão verde

01 colher de vinagre Pimentão ou Tomatão

½ limão

02 colheres de azeite de oliva

600g de manteiga artesanal de Batalha ou Major Isidoro

1/3 de maço de coentro

02 colheres de extrato de tomate concentrado

Modo de preparo:

Colocar em água fervente os camarões e deixar por 10 minutos. Em seguida, retirar os camarões da água fervente e colocá-los em água fria para descansar. Após limpar os camarões, colocá-los novamente na água com um pouco de sal e deixar ferver por cinco minutos. Esfriar e reservar. Colocar no liquidificador o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro, o vinagre e o extrato de tomate. Em seguida, colocar o molho liquidificado numa panela e levar ao fogo, acrescentando o azeite e o limão. Deixar cozinhar por 10 minutos, sem reduzir o volume, mexendo sempre. Colocar a metade da manteiga e os camarões e continuar mexendo. Acrescentar o resto da manteiga, deixando ferver por 10 minutos em fogo baixo.

Fonte: Ascom/Secult

  • tereza 14/08/2011 15h03 comentou:
  • JOSÉ ROBERTO, ESSA RECEITA SAIU NA REVISTA CLAUDIA? VOCÊ É UM ESTRAGA BESTEROL.
  • Dora14/08/2011 12h58 comentou:
  • Fiquei feliz quando adquiri a receita, quando fui fazer, segui todos os passos, usei todos os ingredientes menos a origem da manteiga, e não ficou como o do bar das ostras, o segredo não foi revelado.

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Eletrobras Alagoas vai parar por 72 horas
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web