quarta, 16 de abril de 2014
parcialmente nublado27ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Educação 17h05, 26 de Dezembro de 2011

Pré-matrícula de alunos novatos começa na rede estadual


SEE
Reunião define últimos preparativos da pré-matrícula
Reunião define últimos preparativos da pré-matrícula

A partir de amanhã (27), 108 escolas da rede pública estadual em Maceió iniciam a pré-matrícula de estudantes novatos para o ano letivo 2012. O processo prossegue até o dia 6 de janeiro e será totalmente informatizado, tendo como objetivo agilizar a inscrição dos estudantes e evitar a formação de filas na porta das unidades escolares.

Para efetuar a pré-matrícula do aluno, o pai ou responsável deverá acessar o endereço http://www.matriculaonline.al.gov.br. Na ocasião, ele terá a oportunidade de escolher três unidades de ensino onde queira inscrever o filho.

Para quem não possuir um computador em casa ou não tiver acesso a uma lan house, a Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai disponibilizar laboratórios de 41 escolas de apoio (ver lista abaixo) onde será possível efetuar o cadastro com o apoio de técnicos da secretaria.

Para esclarecer as dúvidas dos pais, a secretaria vai disponibilizar telefones das quatro Coordenadorias Regionais de Educação(CREs) de Maceió (ver lista abaixo). Informações adicionais podem ser encontradas no site da secretaria (www.educacao.al.gov.br) ou pelo e-mail matriculaonline@educacao.al.gov.br .

Preparativos – Na manhã desta segunda-feira (26), a secretaria reuniu representantes das quatro CREs para discutir os últimos alinhamentos para o início da pré-matrícula online.

A superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Izabel de Senna, afirma que o cadastro online é um ganho para a educação pública em Alagoas, por facilitará o processo de matrícula para os pais. “Vamos dar todo o apoio e orientação necessárias aos pais para que o processo de pré-matrícula transcorra tranquilamente e trabalharemos para alocar todos os estudantes que nos procurarem”, assegura.

Izabel estima que, no ano letivo 2012, a rede pública estadual terá 20 mil alunos novatos em toda Alagoas, dos quais nove mil apenas na capital.

Prazos - A diretora de apoio à Gestão Escolar da SEE, Maridalva Campos, lembra que, após a pré-matrícula, o pai ou responsável deverá retornar ao site no período de 21 a 29 de janeiro para conferir em qual unidade o aluno vai estudar e o dia e hora agendados para a realização da matrícula definitiva.

“A pré-matrícula não garante a vaga na escola e é importante que os pais fiquem atentos aos prazo e retornem ao site para saber onde realmente vão matricular seus filhos”, alerta. Ela ainda reforça que a pré-matrícula via Internet acontece apenas em Maceió e que, no interior, o processo de inscrição de novatos será realizado no formato tradicional no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro.

Passo a passo - Ao adentrar o site da pré-matrícula, o pai ou responsável acessará uma tela que requisita dados como nome, data de nascimento e sexo do estudante e nome de sua mãe. Preenchidas essas informações, o internauta é direcionado para a segunda parte.

Nesta nova etapa, dados como endereço, telefone, email e série pretendia aparecerão automaticamente caso o aluno esteja cadastrado no Censo Escolar, senão, deverão ser informados um a um. O pai também deverá escolher três opções de escolas onde deseja matricular o filho.

Ao final do processo, será emitido um comprovante de pré-matrícula com número de protocolo para, posteriormente, retornar ao site e acessar o nome da unidade de ensino onde o aluno será matriculado.

O direcionamento do aluno para escola levará em consideração critérios como disponibilidade física de cada unidade escolar;tipo de atendimento da unidade; preferência à pessoa com deficiência física;preferência para crianças e adolescentes com até 18 anos de idade incompletos, permanência na rede pública estadual de ensino; oriundos da rede pública de ensino do município de Maceió e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Contatos para suporte à matrícula:

1ª CRE - Rua Melo Moraes, 426, Centro - 3315 1200/1201/1204 e 3315 1452

13ª CRE - Rua Epaminondas Gracindo, 238, Pajuçara - 3315 3926/ 3928/ 3919

14ª CRE - Rua Odemburgo Paranho Filho, 341, farol - 3315 4776/ 9915

15ª CRE- Cepa - Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol- 3315 1415/1416/1417

Fonte: SEE

Leia mais

  • Alessandra10/02/2012 19h31 comentou:
  • eu moro no poço e preciso muiito de uma vaga no campo teixeira pro 9ano a tarde
  • claudevania luiza de carvalho26/01/2012 20h31 comentou:
  • pelo amor de deus eu estou desesperada eu morro no jacintinho, dei 2 opiçoes aquie eles colocaram meu filho de 11 anos para o mota no santo eduardo sendo q eu morro proximo ao unicompra jacintinho.estou com muita raiva, eu pedi manoel simplicio uo noel nutles ai me fazem isso. meu filho vai perder

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Festejos deixam Hemoal sem sangue B, AB e O Negativos
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web