sexta, 24 de outubro de 2014
parcialmente nublado26ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Justiça 13h41, 19 de Março de 2012

TJ inaugura Centro de Soluções de Conflitos nesta segunda


Assessoria TJ/AL
Tribunal de Justiça de Alagoas
Tribunal de Justiça de Alagoas

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) inaugura, nesta segunda-feira (19), às 14h, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cjus), no Fórum da Capital. Aprovada pelo Pleno, a criação do Cjus promove a conciliação em demandas pré-processuais e judiciais e presta orientação aos cidadãos, ampliando os trabalhos desenvolvidos pela Central de Conciliação e simplificando o acesso de todos à Justiça.

A instalação do Centro vem consolidar as diretrizes traçadas no Ato Normativo nº 63/2011 do TJ/AL e na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, na política judiciária nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses, determina a instalação dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos nos tribunais estaduais.

Funcionamento do Centro Juidiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

O centro será composto por três setores: I - Solução de conflitos pré-processuais; II - Solução de conflitos processuais; e III - Atendimento e orientação à cidadania.

No primeiro setor, o cidadão poderá prestar queixa e, com o auxílio da equipe da unidade, tentar a conciliação com a outra parte, sem que seja necessária a abertura de uma ação na Justiça. Os acordos firmados serão homologados por um magistrado.

Já no segundo setor, serão realizadas audiências de conciliação de processos que já foram instalados. E no terceiro setor, o cidadão receberá orientações jurídicas, além de encaminhamento para a emissão de diversos documentos, como certidões de nascimento.

No setor de atendimento, também vai funcionar um posto de Comitê Estadual pela Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, da Secretaria de Assistência Social de Alagoas (Seades).

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos é coordenador pelo desembargador Alcides Gusmão.

Fonte: TJAL

Leia mais

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Pai atropela filho com trator
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web