sabado, 18 de maio de 2013
parcialmente nublado24ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Educação 12h12, 20 de Julho de 2012

Docentes apontam ‘aumento irreal’ para justificar recusa da proposta do Governo

Com a decisão, 56 das 59 universidades federais do país continuam em greve.


Amanda Dantas
Ascom Adufal

Após recusar proposta do governo federal, docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) explicam que a decisão de continuar em greve se deve ao fato do que a categoria considera “irreal” o aumento proposto pelo governo federal. Segundo os grevistas, os 45% anunciados pelo governo têm restrições e atinge somente um pequeno grupo de professores.

Com mais de 1400 docentes, apenas quatro educadores da Universidade Federal de Alagoas, por exemplo, seriam contemplados com a proposta apresentada. Isto por que o aumento seria efetivado somente no ano de 2015, para professores titulares e depois da apresentação de uma tese que aborde assunto inédito. As teses ainda terão que passar pelo crivo de uma Comissão de Avaliação formada, em sua maioria, por docentes de estados diferentes aos de onde o docente ministra suas aulas.

O Governo federal se defende dizendo que até 2015, pelo menos 20% dos professores das universidades de todo o país serão titulares. Os professores alegam que os 45% significariam um aumento real de apenas 5% se o valor for calculado em consonância com a inflação; e que as demais categorias (as não inclusas na referida proposta) teriam em seus salários uma defasagem de 12 a 15 p.p. na mesma comparação. Por fim, os docentes pedem, além da reestruturação da carreira, a almejada data base.

A categoria considera que o anúncio da proposta do Governo não passa de uma ‘manobra’ e que tem por trás a realização da Copa do Mundo e por esta razão o reajuste salarial estaria previsto somente para o ano subsequente ao da realização dos jogos mundiais.

Com a decisão, 56, das 59 universidades federais do país, continuam em greve.

Leia mais

  • abelardo 20/07/2012 18h45 comentou:
  • Esta turma do governo do PTé muito sabidinha,joga sempre para a platéia,e bota fumo nos trabalhadores.Graças ao meu bom Deus ,não tenho este remorso de ter votado neles.Consciência tranquila.
  • Técnico20/07/2012 12h25 comentou:
  • Enquanto isso, nada de propostas para os técnicos das Universidades. Governo Dilma é isso aí!

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Casal ajuda Porto Calvo a solucionar problema de abastecimento
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas
 
© 2005 - 2013, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web