quinta, 30 de outubro de 2014
parcialmente nublado29ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias

Cultura 12h08, 30 de Julho de 2010

Catálogo faz retrospectiva de trabalho Ismael Pereira


Divulgação

O Centro Universitário Cesmac realiza na próxima terça-feira (dia 03) o coquetel de lançamento do catálogo da Exposição do Regional ao Universal: uma retrospectiva de Ismael Pereira. O evento será realizado na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, às 19h.

A curadoria da exposição foi assinada pelo historiador e crítico de arte Romeu de Mello Loureiro. O acervo exibido traz telas e cerâmicas que contam a evolução estética dos 40 anos de carreira do artista plástico Ismael Pereira. A exposição fica em cartaz até o dia 6 de agosto.

O Artista - Pereira nasceu em 1940 no município de Capela (SE), mas viveu em Alagoas no período entre 1968 e 2005. “Ele se radicou em Arapiraca, onde se deixou atrair pela política, elegendo-se vereador e depois deputado estadual por três legislaturas – porém, sem abandonar os pincéis”, relembra Romeu Loureiro, mencionando que a cultura e a arte popular alagoana exerceram grande influência estética sobre a produção do artista.

O curador afirma que os primeiros trabalhos de Ismael Pereira eram figurativos regionais que tinham como temática a sociedade rural alagoana, através de seus personagens. “Quando esses elementos passaram a sufocar a sua criatividade, o artista ousou se renovar, lançando a série Guerreiro das Alagoas, na qual os característicos chapéus dos integrantes desse folguedo popular lhe inspiraram instigantes composições geométricas, cujas linhas retas seriam quebradas por estratégicas colagens da tradicional chita”, rememora Loureiro.

“Depois, Ismael Pereira criou a série Jangadas das Alagoas, mostrando velas reduzidas a simples triângulos, agrupadas em sobreposições, ou servindo de suportes a elementos decorativos. Mas, mais inovadora ainda, é a série dos Cajus, na qual não hesitou em desconstruir a fruta símbolo de sua terra natal, a ponto de transformá-la, certa feita, num violão ricamente ornamentado”, comenta Romeu Loureiro. “De repente, um intermezzo: o artista descobriu a mandala e dela se apropriou para criar composições de tamanha minudência de detalhes que mais parecem saídas das mãos de fada das nossas rendeiras”, descreve.

A exposição traz exemplares de várias fases do artista, inclusive a série dos Galos de Briga e a arte abstrata e suas famosas cerâmicas. “Paralelamente à pintura de cavalete, Ismael Pereira vem transformando objetos de cerâmica popular em autênticas obras de arte, ao revesti-los com um tratamento pictórico personalíssimo, que os torna peças únicas. Uma prática que, indubitavelmente configura uma ligação umbilical com as tradições regionais”, afirma Loureiro.

Serviço

Evento: lançamento do catálogo da exposição Do Regional ao Universal: uma retrospectiva de Ismael Pereira.

Local: Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes

Endereço: Rua Cônego Machado, s/n, Farol, Maceió – AL

Data/Horário: Dia 03 de agosto, às 19h

Telefone: 82 3215-5194

Fonte: Ascom Cesmac

Leia mais

  • edjancavalcante@hotmail.com30/07/2010 12h56 comentou:
  • ESTE HOMEM DE BEM SE DESTACOU E SE DESTACA EM TUDO QUE FEZ E FAZ EM TODATRAJETORIA DA SUA VIDA. COMO POLÍTICO EM DIVERSOS CARGOS QUE EXERCEU DE VEREADOR POR ARAPIRACA, A DEPUTADO ESTADUAL E AGORA COMO PINTOR DE ARTES, MERECE NOSSO APLAUSO E HONRRARIAS.

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Cinema itinerante chega a Coruripe
Próxima Concursos: Semana terá inscrições para 7,3 mil vagas
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web