sexta, 31 de outubro de 2014
límpido25ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias / Economia

Economia 16h35, 09 de Novembro de 2012

Governo discute implantação de VLT na região Metropolitana


Seplande
Governo discute implantação de VLT na região Metropolitana
Governo discute implantação de VLT na região Metropolitana

O Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas de Alagoas esteve reunido, nessa quinta-feira (8), com as empresas interessadas em participar do processo que vai viabilizar a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região Metropolitana de Maceió. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e contou com as participação de representantes das empresas Andrade e Gutierrez, ATP Engenharia, Construcap, Planos Engenharia e o consórcio OAS-Queiroz Galvão.

A reunião foi realizada com o propósito de esclarecer os detalhes técnicos e operacionais do projeto que prevê o desenvolvimento, implantação, construção e operação do VLT. As empresa têm até o dia 23 de fevereiro de 2013 para encaminhar os projetos básicos e estudos de viabilidade do empreendimento ao Conselho Gestor, que avaliará e decidirá qual a modelagem que melhor atende as exigências do Governo de Alagoas.

"Nosso papel é realizar os processos com a maior transparência possível. Pensando nisso, reunimos todas as empresas para que as informações fossem transmitidas de maneira unificada, iniciativa que mostra o compromisso do Governo de Alagoas e torna as construtoras mais habilitadas a executarem os serviços", declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

De acordo com Roberta Rosas, superintendente de Transportes e Logística da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Estado e a União investirão R$ 280 milhões para a construção do VLT. Os recursos serão viabilizados através do Programa de Aceleração do Crescimento de Mobilidade (PAC 2), do Governo de Federal. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada até dezembro de 2013, para que nos primeiros meses de 2014 a construção seja iniciada.

Projeto

O VLT vai ligar o centro de Maceió ao Aeroporto Zumbi dos Palmares com um linha de mão-dupla nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. A perspectiva é que cerca de 140 mil passageiros utilizem o Veículo Leve Sobre Trilhos diariamente.

Estão previstas a construção de 17 estações para o VLT, que possibilitam pagamento antes do embarque, fator que reduz o tempo de deslocamento, garantindo maior velocidade e eficiência operacional no eixo de implantação do sistema.

Fonte: Ascom/Seplande

Leia mais

  • Arnaldo12/11/2012 01h28 comentou:
  • Caso esse projeto seja realizado, será um avanço importante para a cidade de Maceió no que concerne ao trânsito, que está um caos, pois centenas de pessoas que têm carro e trabalham na parte alta da cidade, poderão usufruir do VLT, economizando seu carro, tempo e dinheiro. Torço para esse projeto.
  • viajante10/11/2012 09h04 comentou:
  • isso é pra comer dinheiro. por que não fazem um sistema de integração como há em recife e em aracaju?por que não colocam mais nibus nas ruas? preferem inventar mais um jeito de comer dinheiro que por em pratica algo eficiente que custe menos.

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Hyundai tem 'fila de espera' de 24 mil HB20
Próxima Operadoras vão tentar barrar celular pirata no Brasil
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web