quarta, 01 de outubro de 2014
parcialmente nublado24ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias / Educação

Educação 07h11, 14 de Agosto de 2013

Ministério da Educação divulga 1ª chamada do Sisutec

Matrícula deverá ser feita na quinta (15) e sexta-feira (16).


Sisutec/TV Globo/Reprodução
São 239.732 vagas gratuitas em cursos técnicos de diversas áreas
São 239.732 vagas gratuitas em cursos técnicos de diversas áreas

A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado neste mês, deve ser divulgada nesta quarta (14) pelo Ministério da Educação. São oferecidas 239.732 vagas gratuitas em cursos técnicos de diversas áreas. De acordo com o calendário, a matrícula deverá ser feita na quinta (15) e sexta-feira (16).

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, 383.080 pessoas se inscreveram, em um total de 737.229 inscrições (cada estudante pode fazer duas opções de curso) - destas 523.448 vieram de escolas públicas.

O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. No dia 22, as vagas remanescentes estarão disponíveis no site do Pronatec. Neste caso, o estudante poderá concorrer tendo apenas concluído o ensino médio, mesmo que não tenha feito o Enem.

O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior.

Neste semestre, as vagas são para 117 cursos técnicos com entre 800 e 1.200 horas de duração oferecidos por 586 instituições. Quase 200 mil das 239,7 mil vagas oferecidas nesta edição do estão em instituições privadas. Juntas, as instituições de ensino superior e as escolas técnicas particulares somam 197.343 vagas no processo seletivo lançado pelo Ministério da Educação, o equivalente a 82% das vagas.

Adesão

Mercadante considerou o balanço final de inscritos "espetacular" para a primeira edição do Sisutec. "É um programa novo, é mais uma opção para os estudantes que fazem o Enem e que já se formaram no ensino médio. E o resultado é espetacular. Nós tinhamos em torno de 240 mil vagas e tivemos mais de 380 mil inscritos."

Ele disse que a espera um crescimento no número de vagas na próxima edição do Sisutec, para o primeiro semestre de 2014, incluindo também vagas oferecidas em instituições do Maranhão.

O estado foi o único do Brasil que não participou da primeira edição do sistema. "Pode escrever aí: Mercadante garante que Maranhão vai entrar na próxima edição. Maranhão vai estar e vai estar com força", afirmou o ministro nesta terça.

Para Mercadante, o Brasil "quer estudar mais", e as pessoas têm mais chances no futuro. "Eu sempre digo, quem estuda escolhe o que vai ser. A pessoa que não estuda é escolhida ou não. O mercado de trabalho hoje está aquecido, mas se você for estudar você melhora o seu currículo. Você melhora a sua carreira, você melhora o seu salário."

Ciência sem Fronteiras

O Ministério da Educação também divulgou um balanço do programa Ciência sem Fronteiras, que foi apresentado nesta terça-feira (13) pelo ministro Mercadante em encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

Segundo levantamento feito pela pasta, desde o inicio do programa – em julho de 2011 – mais de 43 mil bolsas já foram concedidas nas modalidades graduação sanduíche (33.667), doutorado sanduíche (4.898), pós-doutorado (3.066), doutorado pleno (1.229) e bolsa jovens talentos (749).

Os principais países de destino são Estados Unidos, com 9.788 bolsas já concedidas desde o início do programa, seguido da França, com 4.725 bolsas, e Canadá, com 4.428.

As principais universidades estrangeiras a receber os alunos participantes são a Universidade Harvard, a Universidade de Michigan e a Universidade da Pennsylvania.

A meta do Ciência sem Fronteiras para 2013 é a concessão de 101 mil bolsas.

Fonte: G1

Leia mais

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Pronatec Copa: prefeitura abre inscrições nesta quarta
Próxima Arapiraca e Sertão: Ufal abre inscrições de concursos para docentes

Tags

eleições 2014 celebridades cirurgia Orkut homicídio prisão assalto a ônibus Fórmula 1 segurança Maragogi JUSTIN BIEBER olheiro peça teatral apreensão de menor Sine Maceió assalto a estabelecimento comercial Outubro Rosa negligência Dilma Roussef Ifal pátio maceió Classe C jacintinho Joãozinho Paulista Liga dos Campeões desaparecida mulheres filme Fernando Alonso tarifa de ônibus prisão e apreensão Jequiá da Praia falso médico Chips racismo china Marina Silva Palmeiras aborto Idosos Grau de escolaridade influi nos rendimentos dos brasileiros Ufal abre inscrições para Curso Básico de Informática Jovem é morto a tiros na parte alta de Maceió Novos talentos Golpe no Rio de Janeiro golpe do futebol Dupla vai registrar BO e acaba presa por receptação em Craíbas Brasil e EUA encerram disputa de mais de uma década sobre algodão Projeto obriga escolas a respeitar convicções familiares sobre sexo e religião Eleitor fora do domicílio eleitoral precisa justificar ausência Projeto muda regra de repasse para estados e municípios aplicarem em ensino superior Spartak Moscou PC nas eleições Lixo Haroldo da Costa Fundação Getulio Vargas (FGV) Exame Nacional do Ensino Médio joivem de 17 anos Hong Kong Os Vingadores 3 Bloqueio BR 423 Presidenciáveis entidades filantrópicas audiência de conciliação salários INSS triplo homicídio no Jacintinho Casa de Direito Santa Casa de São Paulo Especialista aponta caminhada como novo 'super-alimento' Ebola pode gerar perdas de quase US$ 2 bi em países africanos, diz Banco Mundial CRB/AL Angela Sousa São Paulo FC Ebola: Vírus chegou à Europa em garrafa térmica em 1976 Ebola Seris LIGA DOS CAMPEÕES2014 Inflação 2014 Críticas falta dágua marvel
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web