sabado, 02 de agosto de 2014
º
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias / Meio Ambiente

Meio Ambiente 08h57, 21 de Agosto de 2007

UFAL lança hoje especialização em Educação Ambiental


Publicidade

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promove hoje, às 14h, a aula inaugural da especialização em Educação Ambiental. O curso é dirigido a professores da rede pública municipal e estadual de ensino que fazem parte do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, uma ação da Braskem que está presente em escolas de 17 municípios e envolve mais de mil educadores.

O coordenador do curso, professor Antonio Costa, diz que a especialização foi criada para atender à demanda grande de professores da rede pública que não têm acesso à capacitação e especialização por parte do Estado, principalmente nos temas ligados ao meio ambiente. Para ele, a educação ambiental é imprescindível nas escolas da rede pública de Alagoas, pois falta informação nas comunidades mais pobres sobre as relações com os recursos naturais.

“Esse curso pretende preencher parte dessa lacuna dando a esses professores o conhecimento científico e o instrumental para interferir na realidade. É preciso saber conviver – e ensinar a conviver e preservar - com esse imenso patrimônio natural que o Estado possui, lagoas, praias, o rio São Francisco”, observa,” afirma Costa.

Inicialmente, serão duas turmas com cinqüenta alunos cada. A primeira turma inicia as aulas hoje e a segunda turma começa o curso em novembro. Esses primeiros cem alunos foram os que tiveram apresentaram os melhores projetos analisados pela universidade. A especialização que começa com os professores do programa Lagoa Viva pode ser o primeiro passo de um curso permanente e aberto a todos na universidade.

O curso de especialização terá duração de um ano e está vinculado à faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Quinze professores desses cursos fazem parte do quadro da especialização, que tem seu conteúdo baseado em Educação Ambiental, Economia Sustentável e Metodologia da Educação Ambiental.

A aula inaugural do curso faz parte da programação da sexta edição do Congresso Estadual do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva. O evento, realizado pela Braskem, acontece de amanhã a sexta-feira no Centro Cultural e de Exposições de Maceió e vai trazer para cá especialistas mundiais em meio ambiente.

LAGOA VIVA - O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva é uma iniciativa da Braskem e as secretarias de educação do Estado e dos 17 municípios em que está presente.

A ação que integra o programa de responsabilidade social da empresa está completando seis anos e hoje dá educação continuada para cerca de mil professores em todo o Estado. As principais frentes do Lagoa Viva são o trabalho de disseminação da cultura da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, por meio das escolas, nas comunidades e a formação de mão-de-obra para geração de renda.

O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva começou com a comunidade do Pontal, em Maceió, expandiu para 17 municípios e continua crescendo. A mais recente comunidade a integrar a ação foi a de Maravilha, no Alto Sertão alagoano, onde a relação de seus habitantes com o importante bioma da caatinga já está sendo trabalhada desde o início do ano.

O Lagoa Viva está presente em Maceió, Barra de São Miguel, Pilar, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Piaçabuçu, Branquinha, Viçosa, Feliz Deserto, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Penedo, União dos Palmares, Messias e Ibateguara.

Fonte: Milena Andrade

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior MPF/AL denuncia ONG por desvio de recursos da Petrobras
Próxima Professores da rede pública discutem Educação Ambiental

Tags

Renan Filho Prisões eleições 2014 grupo de extermínio Renata Sá Falcão García brinquedos sexuais Maurício Brêda Bruna Marquezine Anticoncepcionais causam 23 mortes, apontam documentos Interdição BR 101 Faixa de Gaza arma de fogo prisão e apreensão vôlei de praia Homicídios Jovem assassinado 10 motivos para amamentar seu bebê Acidente deixa dois feridos em Piaçabuçu Casal australiano abandona bebê com Síndrome de Down na Tailândia A partir deste sábado, ruas do Benedito Bentes terão fl Instituto Fecomércio sinaliza que 51 dos filhos pretendem presentear no Dia dos Pais Alimentação correta é aliada para evitar o envelhecimento precoce SMS promove campanha sobre hanseníase e verminoses nas escolas Distribuição de água é interrompida para conserto de vazamento Termina hoje prazo de matrícula dos selecionados no Sisutec Beija-flor é 'mais eficiente' que helicóptero, mostra estudo Lei que proíbe publicidade institucional no período eleitoral pode ficar mais rígida Caiite 2014 ataque de tigre Málaga Guilherme Ochoa foge com ex Veterinário leão irritação Arapiraca Segura isolados Exército de Israel James Rodríguez os trapalhões Ricardo Goulart caiu cai no rio semana da calourada Ana Maria Braga há vagas prisão e apreensões Grêmio-RS Alemanha Seds Lixões Neymar Ronaldinho Gaúcho Portugal Eletrobras peixe-boi Real Madrid rede de pedofilia aquartelamento Palestina Conseg Senador Rui Palmeira veículos Joaquim Gomes STF Edufal Santa Mônica furto silvio santos Cícero Cavalcante maconha Cruzeiro G1 Cesmac Tentativa de homicídio abandono índios marechal deodoro Maragogi sefaz
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web