quinta, 02 de outubro de 2014
parcialmente nublado23ºCMaceio
 
Mala direta, Assine!

Cadastre-se e receba nossa mala-direta com os destaques do dia. Muito mais comodidade para voce!

Curta a nossa Fanpage Siga-nos no Twitter Assine o FEED
00:00:00

Notícias / Saúde

Saúde 09h40, 13 de Julho de 2010

Ortopedista alerta para dores lombares


Dores lombares são mais comuns do que se possa imaginar. Elas podem ser causadas por uma série de fatores, tais como maus hábitos posturais e ausência de atividades físicas adequadas. Há casos em que a dor acompanha a pessoa pelo resto da vida, a menos que ocorra alguma intervenção cirúrgica.

O médico ortopedista da Santa Casa de Maceió Francisco Américo explica que existem três tipos de lombalgias. A aguda, quando a dor persiste por um curto período - menos de um mês; a sub-aguda, quando a dor dura cerca de três meses, e a crônica, que faz o maior número de vítimas e cujo período da dor passa dos seis meses, sendo que a pessoa carrega a doença pelo resto da vida.

O médico alerta para os perigos que os calçados femininos podem acarretar para a coluna. "Os saltos dos calçados das mulheres não devem exceder os seis centímetros, sendo que os saltos agulhas são os mais agressivos e perigosos e por isso é importante evitar o uso frequente", destaca o ortopedista Francisco Américo.

Ele também enfatiza que nem toda dor nas costas se caracteriza como dor lombar, mas ressalta que a grande vilã dos trabalhadores é, de fato, a lombalgia. "A dor lombar é a maior causa de afastamento do trabalho", diz.

Segundo o médico, cirurgias na região lombar só são indicadas quando todas as medidas conservadoras de tratamento fracassam. "Em menos de um ano, não seria ideal recorrer à cirurgia", destacou.

Em caso de dor na região lombar, é importante também não se automedicar e procurar o médico ortopedista para que ele identifique o problema e receite a medicação correta para o caso.

CARACTERÍSTICAS

A dor lombar se caracteriza por uma rigidez na região baixa das costas. Na maioria das vezes, ela é causada quando um músculo das costas é estirado ou submetido a tração. A dor pode ser causada por vários motivos, como levantar um objeto pesado ou permanecer sentado ou de pé por muito tempo.

Problemas de saúde, como artrite, também podem causar dor nas costas.

Cerca de três em cada quatro adultos vão ter dor nas costas durante suas vidas e esses números podem subir, devido ao aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do número de idosos.

Fonte: Ascom Santa Casa

Leia mais

Compartilhe

mais opções
Publicidade
Anterior Cremal conclui visita a municípios alagoanos
Próxima Profissionais são capacitados sobre hanseníase

Tags

eleições 2014 celebridades cirurgia Orkut homicídio prisão assalto a ônibus Fórmula 1 segurança Maragogi Dupla vai registrar BO e acaba presa por receptação em Craíbas Estar feliz no trabalho é fundamental para a evolução da carreira. Saiba mais Mestrado em Psicologia Mercado de beleza masculina prospera com demanda reprimida Brasil e EUA encerram disputa de mais de uma década sobre algodão Aos 50, médica no Rio troca carro por bicicleta elétrica: 'é como um antidepressivo' Projeto obriga escolas a respeitar convicções familiares sobre sexo e religião Eleitor fora do domicílio eleitoral precisa justificar ausência Projeto muda regra de repasse para estados e municípios aplicarem em ensino superior Spartak Moscou PC nas eleições Lixo Haroldo da Costa Fundação Getulio Vargas (FGV) Exame Nacional do Ensino Médio joivem de 17 anos Hong Kong Os Vingadores 3 Bloqueio BR 423 Presidenciáveis entidades filantrópicas audiência de conciliação salários INSS triplo homicídio no Jacintinho Casa de Direito Santa Casa de São Paulo Especialista aponta caminhada como novo 'super-alimento' Ebola pode gerar perdas de quase US$ 2 bi em países africanos, diz Banco Mundial CRB/AL Angela Sousa São Paulo FC Ebola: Vírus chegou à Europa em garrafa térmica em 1976 Ebola Seris LIGA DOS CAMPEÕES2014 Inflação 2014 Críticas falta dágua marvel Hulk JUSTIN BIEBER olheiro peça teatral apreensão de menor Sine Maceió assalto a estabelecimento comercial Outubro Rosa negligência ciclistas Parque Municipal Dilma Roussef Ifal pátio maceió Classe C jacintinho Joãozinho Paulista Liga dos Campeões desaparecida mulheres filme Fernando Alonso tarifa de ônibus prisão e apreensão Jequiá da Praia falso médico Chips racismo china Marina Silva Palmeiras aborto
 
© 2005 - 2014, Alagoas 24 Horas | Anuncie
Redação: Avenida Álvaro Calheiros, 342, SL 13 – Blue Shopping – Mangabeiras
contato@alagoas24horas.com.br
Fone/Fax: (82) 3325-2088
id5 soluções web