23h47, 03 de Fevereiro de 2010
O Comitê Gestor de Acompanhamento das Ações de Defesa Agropecuária se reuniu na tarde desta terça-feira (2), no Palácio República dos Palmares, com a presença do vice-governador José Wanderley, para anunciar as medidas que estão sendo avaliadas de modo a garantir a reclassificação do Estado quanto à febre aftosa.
Ficou definido que quatro medidas principais serão avaliadas. Uma delas é a criação de um decreto de emergência para garantir ao Estado a possibilidade de contratação de profissionais por tempo determinado para trabalhar nas ações de defesa agropecuária.
Outra medida que está sendo avaliada é a possibilidade de remanejamento temporário de médicos veterinários de outros órgãos do Estado para a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal). Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, os técnicos da Seagri que fazem o trabalho de assistência e extensão também serão colocados à disposição nas ações de defesa sanitária.
“Outra possibilidade, também, é uma colaboração de outros Estados, que podem fornecer por um período determinado seus profissionais da área”, afirmou o secretário.
De acordo com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alagoas possui as mesmas condições que os demais Estados do Nordeste para evoluir na classificação em relação à doença. Esse anúncio foi feito numa reunião no último dia 26, em Brasília, da qual participaram o secretário Jorge Dantas e o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.
Em março haverá uma auditoria dos técnicos do Mapa em Alagoas para constatar se o Estado tem condições de, ao longo dos próximos seis meses, evoluir na classificação. “Nessa auditoria, eles vão levar em consideração não apenas o momento atual, mas também os dados e a evolução de Alagoas dos últimos dois anos”, revelou o presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.
Segundo o vice-governador José Wanderley, a reclassificação não é boa apenas para os criadores, mas para todo o Estado. “Isso interfere na economia do Estado inteiro. Estamos participando da recriação de um mercado que estava desarticulado”, salientou Wanderley. Ao final, ele se colocou à disposição para uma audiência com uma comissão de servidores grevistas da Adeal.
Fonte:Diego Barros/Seagri