Seris potencializa ações para recuperar pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário

Iniciativas da Ressocialização na unidade Pedro Marinho Suruagy buscam efetivar direitos previstos em lei

Ascom / SerisNovos profissionais vão trabalhar nas ações de reabilitação dos pacientes psiquiátricos

Novos profissionais vão trabalhar nas ações de reabilitação dos pacientes psiquiátricos

A partir do dia 1º de abril, novos profissionais vão trabalhar nas ações de reabilitação dos pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário (CPJ) Pedro Marinho Suruagy, no Complexo Penitenciário de Maceió. Além da chegada de uma assistente social e de um psiquiatra, recentemente foram feitas adequações na mobília da unidade, adquiridos materiais para otimizar os atendimentos e criada uma equipe de escolta exclusiva para o CPJ.

A implementação das boas práticas adotadas pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) no sistema prisional garante a efetivação dos direitos dos custodiados previstos em lei. Neste processo, a participação dos representantes da sociedade civil tem sido fundamental. Exemplo disso é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Alagoas, instituição que tem acompanhado a execução dos exames criminológicos.

O presidente da Comissão do Advogado Criminalista e Relações Penitenciárias, Fernando Guerra, lembra que a OAB tem contribuído para garantir o livre exercício da advocacia. “A Ordem vem buscando fortalecer o diálogo com as instituições, pois sabe que a justiça se dá por meio do acesso à cidadania. Nessa interação com a Seris, tanto o Estado quanto a sociedade ganham com a prestação efetiva dos serviços”, concluiu.

O chefe do Centro Psiquiátrico Judiciário, Élder José Rodrigues, ressalta a importância do contato direto entre a Seris e a OAB. “O diálogo facilita a solução de possíveis conflitos de interesse da Secretaria e do Judiciário, beneficiando a todos, principalmente os pacientes. Em 2017 foram realizados 29 exames criminológicos e a tendência é de que, com o apoio, esse número seja ampliado consideravelmente”, afirma o gestor do CPJ.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos