F1 em pé de guerra: declarações do final de semana

Lat ImagesVettel e Hamilton

Baku virou praticamente uma praça de guerra e viu o duelo entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel esquentar de vez; confira as frases em mais uma ‘Sala de Imprensa’

Sebastian Vettel não ficou nada feliz com Lewis Hamilton durante o GP do Azerbaijão, quando os dois se tocaram durante o Safety Car e o alemão, furioso, jogou o carro para cima do britânico – sendo punido pela direção de prova. e disse: “Não acho que foi necessário. Eu tive um pequeno dano, ele nos colocou em risco. Ele havia feito algo parecido há alguns anos, na China, então… Não é o jeito certo de fazer as coisas.”

Já Hamilton: “Acho que ele se desonrou hoje. Se ele quer provar que é um homem, acho que ele deveria fazer isso fora do carro, cara a cara.”

De cabeça fria, Vettel se dispôs a conversar com Hamilton. No entanto… “Agora não é o momento certo para conversar. Vou fazer isso com ele, tirar o clima pesado e seguir em frente. Talvez eu não seja inteligente o suficiente, mas não sou complicado. Estou disposto a resolver isso com ele.”

… o britânico não quer saber de papo extra-pista, mudando de ideia em relação ao dito logo após a prova. “Em primeiro lugar, ele não tem meu número. Eu converso na pista, isso é muito importante para mim. Eu ouvi sobre o que ele disse depois da prova. Não saí da corrida apontando o dedo ou disse nada.”

Niki Lauda, diretor não-executivo da Mercedes, não gostou nada da atitude de Vettel. “Tivemos o que aconteceu entre Bottas e Raikkonen e depois o episódio de Vettel com Hamilton. Estamos na F1 ou no Coliseu? Se estamos no Coliseu, basta dizer. Aí poderemos seguir com isso.”

Campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve minimizou a polêmica envolvendo Hamilton e Vettel. Para o canadense, a atitude do alemão foi justificada pelo calor do momento, o que pode deixar o campeonato ainda mais interessante para o público.  “Foi feio, mas, no fim das contas, Lewis fez um brake test. De certa forma, fico feliz em ver pilotos mostrando emoção. Temos os dois caras que estão lutando pelo campeonato bravos um com o outro, e, no fim das contas, não houve nenhum dano. Qual é o grand

Sergio Pérez e Esteban Ocon seguem se encontrando de maneira pouco amistosa na pista e Baku viu mais um episódio da briga, com o mexicano bastante insatisfeito com a atitude do companheiro de equipe. “É uma grande pena, a maneira como tudo acabou, ele foi excessivamente agressivo. Em toda a minha carreira, tive companheiros de equipe difíceis. O que aconteceu hoje é totalmente inaceitável para o time.”

Já Ocon adotou um discurso mais político e desconversou sobre o assunto. “Obviamente, nunca é bom ter um incidente assim na corrida entre Checo e eu. Perdi muitos lugares, mas ainda consegui alguns pontos para o time.”

Sim, apesar de todo o caos, a prova em Baku teve um vencedor: Daniel Ricciardo, que via a vitória como improvável antes da largada. “Pensei que fosse ganhar hoje? Com certeza não. Colocaria todo o meu dinheiro que isso era completamente improvável. Essa foi a prova que esperávamos no ano passado. Tivemos o Safety Car e o caos neste ano.”

Fernando Alonso, que marcou os primeiros pontos com a McLaren em 2017, acredita que poderia até ter vencido a prova. Será? “Foi uma corrida em que, em circunstâncias normais, deveríamos ter vencido. Eu estava com Ricciardo quando o primeiro safety car apareceu.”

Felipe Massa também poderia estar entre os vencedores, segundo Paddy Lowe. O brasileiro abandonou com problemas na Williams, enquanto Lance Stroll conquistou o primeiro pódio da carreira ao chegar em terceiro. “Vimos o problema com Lewis e depois com a punição a Sebastian. Quando você junta isso, Felipe poderia estar liderando essa corrida e terminando em primeiro lugar.”

Após mais de um ano sem vencer, Valentino Rossi voltou ao topo do pódio no GP da Holanda e se colocou novamente na briga pelo título da temporada 2017 da MotoGP.  “Trabalho o ano inteiro exatamente para ter este sentimento, então é ótimo especialmente depois de um ano, foi muito tempo.”

Andrea Dovizioso, quinto colocado em Assen, é o novo líder do campeonato. Ao ver as primeiras gotas de chuva no circuito, o italiano preferiu adotar uma postura mais cautelosa. “A quatro voltas do final começou a chover e comecei a pensar sobre o campeonato.”

Maverick Viñales foi o grande derrotado do final de semana, abandonando, vendo o companheiro de equipe vencer e perdendo a liderança do campeonato. Além disso, o espanhol ainda não conseguiu encontrar as razões para a queda em Assen. “Foi a queda mais esquisita da minha vida. A moto fez um movimento estranho, que nunca havia feito em todo o final de semana. É algo raro, pois nunca havia caído tanto.”

Fonte: MotorSport

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos