Reserva de São José da Laje recebe certificação internacional

A Reserva Particular do Patrimônio Nacional ganha status de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Ascom / IMA-ALReserva Osvaldo Timóteo é reconhecida internacionalmente

Reserva Osvaldo Timóteo é reconhecida internacionalmente

Uma certificação foi entregue no à Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Osvaldo Timóteo, localizada no município de São José da Laje. A área, de 22 hectares, é denominada agora como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

A solenidade foi conduzida por Afrânio Menezes, coordenador de Acordo e Convênios do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e diretor do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e Epitácio Correia, gerente do setor de Fauna Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Foram entregues ao proprietário da reserva, Osvaldo Timóteo, o parecer de reconhecimento e o certificado de Posto Avançado da RBMA.

Ascom / IMA-ALReserva Osvaldo Timóteo é reconhecida internacionalmente

Reserva Osvaldo Timóteo é reconhecida internacionalmente

Na ocasião, foi feita uma soltura simbólica de aves silvestres na reserva ecológica. Exemplares de sanhaçu, sabiá-laranjeira, canário-da-terra, sibite e papa-capim, espécies de ocorrência no bioma, e que irão auxiliar na disseminação de sementes, foram devolvidos à natureza.

Segundo Epitácio Correia, a reserva apresenta, hoje, um status de regeneração significativo, na parte de vegetação, e que é importante, também, pensar na reintrodução populacional de algumas espécies de animais silvestres.

Essa certificação faz parte do Man and the Biosphere Programme (MAB), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo um reconhecimento dos procedimentos estabelecidos pelo programa na RPPN Osvaldo Timóteo.

Com isso, a reserva passa a ter um reconhecimento internacional pelo trabalho de realizado.

Fonte: Ascom / IMA-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos