Encontro de Maracatus de Baque Virado anuncia suas palestras e atrações

Ações acontecerão em Maceió e União dos Palmares e tem intenção de celebrar, difundir e reconhecer a do Maracatu

DivulgaçãoEncontro de Maracatus de Baque Virado anuncia suas palestras e atrações 2

Encontro de Maracatus de Baque Virado anuncia suas palestras e atrações 2

Dentro de poucos dias, de 18 a 20 de novembro, Alagoas terá seu primeiro Encontro de Maracatus de Baque Virado, com ações em Maceió e União dos Palmares para celebrar, difundir e reconhecer a importância desta que é uma das mais antigas formas de manifestação cultural Afro de que se tem registro. Serão mesas redondas, palestras e oficinas práticas que irão promover a integração de quem vive o Maracatu e aqueles que querem conhecer mais sobre o assunto. Promovido pelo Maracatu Baque Alagoano, o Encontro ainda possui vagas disponíveis para inscrição.

A primeira parte do evento vai ocorrer em Maceió, nos dias 18 e 19 de novembro, na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara. A abertura oficial do Encontro de Maracatus de Baque Virado será às 9h, com uma apresentação do projeto e das ações iniciadas ainda em 2007, com a retomada do Maracatu em Alagoas após o Quebra de Xangô, e que culminaram com este grande evento.

Em seguida, a mesa redonda “A cultura e a arte Afro como agente modificador: O exemplo do Maracatu” entra em cena, reunindo Wanessa Paula Santos (presidente do Centro Cultural Cambinda Estrela, do Recife/PE), Wilson Santos (Orquestra de Tambores de Alagoas) e Élida Miranda (Coletivo Maracatod@s).

À tarde, a programação será tomada pela “parte prática” do Maracatu, com oficina ministrada pelos contramestres do Maracatu Nação Cambinda Estrela, Francisco Júnior, Maria Luna e Madson José. O dia será completado com shows do anfitrião Maracatu Baque Alagoano e da banda Xique Baratinho.

No domingo (19), o debate reinicia às 8h com a palestra “O Maracatu em Alagoas: Desdobramentos históricos e o movimento atual”, com a presença do Babalorixá Pai Elias, Rei do Maracatu Nação Acorte de Alagoas, entre outros convidados.

DivulgaçãoEncontro de Maracatus de Baque Virado anuncia suas palestras e atrações

Encontro de Maracatus de Baque Virado anuncia suas palestras e atrações

Às 10h, o tema será “A importância do 20 de Novembro na valorização da história e da cultura afro em Alagoas”, com participação do Mestre Hugo Leonardo (Tata Roxiluan), do Maracatu Nação Leão da Campina, do Recife. Ele também vai ministrar a oficina de Maracatu no turno da tarde.

Os shows do sábado à noite, na Praça Multieventos, ficam por conta do Maracatu Nação Leão da Campina e o grupo Coco de Besouro Mangangá, ambos do Recife.

Fechando o Encontro de Maracatus de Baque Virado em 20 de novembro, todos os participantes irão à Serra da Barriga, em União dos Palmares, para conhecer e participar das comemorações oficiais do Dia da Consciência Negra.

A programação completa do evento e as inscrições – no valor de R$ 30,00 – podem ser conferidas no blog do Maracatu Baque Alagoano (maracatubaquealagoano.blogspot.com.br), no  Facebook ou Instagram  (facebook.com/baquealagoano ou @baquealagoanomaracatu).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos