O verão começa essa semana e, para comemorar, a equipe formada por técnicos de diversos setores do Instituto do Meio Ambiente realiza mais uma etapa do projeto Nossa Praia, na sexta-feira (22). Na programação, as atividades estão voltadas para gente de todas as idades, a partir das 09h. A previsão é alcançar cerca de 100 mil pessoas no verão 2017/2018.
O projeto Nossa Praia é uma iniciativa para sensibilizar usuários sobre a importância de colaborar com a preservação do ecossistema marinho, principalmente recolhendo o lixo das praias. Acontece o ano todo, mas durante o período do verão tem as atividades intensificadas para chegar a um maior número de pessoas.
Segundo os técnicos responsáveis pela ação, a previsão para o verão 2017/2018 é alcançar cerca de 100 mil pessoas, direta e indiretamente. Para se ter idéia do avanço, no primeiro ano, entre 2015/2016, houve a estimativa de 73.500. No segundo ano, verão 2016/2017, foram alcançadas mais 90 mil pessoas.
Para tanto a equipe conta com a entrega de materiais e ações de sensibilização. Por exemplo, para o verão 2017/2018 há a previsão de distribuição de 60 mil sacolas biodegradáveis; 400 bobinas de saquinhos para lixo e fezes de animais domésticos; mil lápis semente, três mil folhas para as crianças colorirem, 110 placas com as sacolas e saquinhos;
Além disso, ainda serão distribuídas raquetes de frescobol, frisbee, lixeiras para ambulantes e para jangadeiros, jogos, materiais educativos e camisetas.
Programação (sexta-feira, dia 22)
09h às 14h – Exposição
Local: tenda armada entre os bares Lopana e Kanoa (na Ponta Verde)
Atividades:
– Informações sobre as atividades de educação ambiental
– Jogos interativos
– Pintura no rosto
– Distribuição de materiais
– Informações sobre a balneabilidade das praias
– Informações sobre os ambientes costeiros
10h às 14h – Distribuição de sacolas biodegradáveis
10h às 13h – Sensibilização dos usuários da ‘Piscina natural da Pajuçara’
Local: piscinas naturais
Atividades:
– Entrega de sacolas para os jangadeiros
– Entrega de lixeiras para os jangadeiros
– Informações aos banhistas sobre a importância dos ambientes marinhos