Alagoas 24 Horas lança leitor de telas para deficientes visuais

A ferramenta permite que o leitor acompanhe as reportagens através de narração automática

Ilustração - ReproduçãoIlustração - Reprodução

Ilustração – Reprodução

Alagoas 24 Horas lançou nesta semana uma nova ferramenta que permite a leitura de tela com narração automática para tornar o conteúdo acessível a deficientes visuais e pessoas com dificuldades de alfabetização.

O leitor poderá acompanhar as reportagens do site com leitura em áudio, tanto pelo computador, quanto por aparelhos móveis como smartphones e tablets. A novidade é mais um passo rumo à inclusão social, já que atualmente, 19% da população brasileira possui alguma deficiência na visão.

A partir de agora, ao entrar em qualquer matéria, o leitor se deparará com o plugin logo após o título e poderá apertar o play para ouvir todo o texto, o que pode proporcionar também maior conforto para aqueles que procuram estar sempre atualizados com as últimas notícias, mas não dispõem de tempo para ler todo o conteúdo do portal. “A ideia da ferramenta é democratizar o conteúdo do Alagoas 24 Horas. Assegurar acessibilidade às pessoas com dificuldade de leitura e permitir que a informação chegue ao maior número de internautas. Esse sempre foi o objetivo do Alagoas 24 Horas, produzir informação de qualidade e atingir o maior público possível”, disse a editora chefe do site, a jornalista Cláudia Galvão.

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas lança ferramenta inclusiva

Alagoas 24 Horas lança ferramenta inclusiva

Com a adoção da nova ferramenta, não apenas os novos conteúdos do site passarão a contar com a leitura em áudio, mas todo o conteúdo já publicado no portal será adaptado para os leitores, tanto as notícias, quanto a agenda cultural e os artigos.

Para o estudante Jonathan Macena, leitor do Alagoas 24 Horas, o novo recurso irá facilitar o acesso ao conteúdo do site. “Acompanho matérias do site, acredito que essa ferramenta irá facilitar o acesso para alguns que sentem dificuldades com a navegação, já que existe muita publicidade. Gostei do novo recurso de leitura em áudio. Os menus estão corretos e de fácil navegação. Por aqui, um dos melhores em acessibilidade”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos