Deputados republicanos pedem indicação de Trump a prêmio Nobel da Paz

Em carta enviada ao comitê do prêmio, políticos citaram trabalho do presidente americano em reconciliar Coreias.

Kevin Lamarque/ReutersPresidente dos EUA, Donald Trump, em conferência na Nigéria

Presidente dos EUA, Donald Trump, em conferência na Nigéria

Um grupo de deputados republicanos pediu a indicação do presidente americano Donald Trump ao prêmio Nobel da Paz por seu trabalho na reconciliação entre as Coreias do Sul e Norte. A informação é da agência Associated Press.

Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un estão se preparando para um encontro histórico que pode acontecer no fim de maio ou início de junho. Apesar disso, nenhum possível acordo sobre as armas nucleares da Coreia do Norte foi mencionado.

Comentários feitos por Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, alimentaram as esperanças de deputados. Apoiadores de Trump na Câmara acreditam que ele merece o Nobel e Trump pareceu satisfeito quando seus eleitores gritaram “Nobel” enquanto ele discursava sobre a Coreia do Norte em um evento no sábado (28).

O deputado Luke Messer fez a sugestão em uma carta nesta quarta-feira (2) enviada aos membros no Comitê do Nobel. A carta foi assinada por 17 republicanos.

A carta diz que a Coreia do Norte há tempos ignora as demandas internacionais de parar suas políticas agressivas, mas que as políticas de Trump de “paz enquanto reforça suas políticas” estão funcionando e trazendo a Coreia do Norte para a mesa de negociação.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in minimizou suas chances de receber o Prêmio Nobel da Paz após a histórica reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, dizendo que o presidente americano Donald Trump poderia recebê-lo em seu lugar.

“O presidente Trump pode receber o Prêmio Nobel. Tudo o que precisamos é de paz”, respondeu o presidente sul-coreano à viúva de um de seus antecessores, Kim Dae-jung, que enviou-lhe uma mensagem de parabéns e lhe desejou o Prêmio Nobel.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos