Espetáculo Por um Triz faz circulação pelo interior de Alagoas

Jadir PereiraEspetáculo Por um Triz

Espetáculo Por um Triz

A Cia teatro da Meia-noite retomará a circulação da sua mais nova montagem: “Por um triz” tendo como inspiração e pretexto para construção da nova história a ser contada, fragmentos de textos de Fernando Pessoa e William Shakespeare como mola propulsora para o desenvolvimento da proposta dramatúrgica da montagem.

A ideia da nova montagem da Cia, é experimentar espaços não convencionais, sair da caixa cênica (na tentativa de mudar perspectiva e olhar do espectador nos “espaços tradicionais”), permitindo explorar novas possibilidades, seja no formato estético, seja na relação com o espectador. Por um triz se propõe a jogar de forma diferente, se aproximando do espectador, quebrando “as paredes” que separam a atriz do público, criando apenas uma “redoma circular invisível”, a proposta pretende ser intimista a cada sessão da montagem. Pretende valorizar a narrativa, a oralidade, o texto e a atriz, como os elementos principais do jogo, onde trilha sonora e concepção estética passam a ser coadjuvantes da proposta.

A ideia da concepção cênica do espetáculo “Por um triz” é um mergulho interior na escuridão da alma da personagem, uma atriz se descontruindo, se desnudando das muitas máscaras adquiridas em seus anos de existência, na busca de sua própria face, ou quem sabe achar algum sentido em “SER e ESTAR” seja no ofício de atriz ou, simplesmente, enquanto indivíduo no mundo, numa espécie de peregrinação solo, de imersão profunda, viajando ao seu interior em busca de si mesma. Durante essa viagem ela se perde nas lembranças e memórias de sua trajetória pessoal e profissional, desde os processos de construção de personagens aos seus dramas pessoais da vida que leva. A angustia de ser muitas e não saber mas quem se é ou o que se quer, tampouco no que se tornou a leva ao conflito de se dividir  em “variações de si mesma” sem mais compreender o que sentir ou seguir,   abandonar a convicção  de “ser artista” devido a tantas inseguranças que o ofício lhe apresenta: a insegurança financeira, a ausência de apoio moral ou físico dos que a cercam, as plateias quase vazias, as presenças dos críticos, ou simplesmente, seguir os padrões impositivos da sociedade moderna, buscar a “FELICIDADE”, a personagem vaga num mar de interrogações e inquietações numa espécie de labirinto escuro percorrido, numa viagem imprecisa sem bussola, mapas ou companhia. Ela está só, mas é como se estivesse perdendo a sua própria companhia e, em sua bagagem apenas; máscaras, memórias e incertezas.

Não há tempo cronológico, nem espaço físico que identifique onde a história se passa, ou onde a personagem está durante a passagem da história, talvez a definição de onde ela e o público estejam seria uma espécie de “limbo” (Sentido figurado, significa um lugar onde são deixadas coisas sem valor e que são esquecidas.)

Não dá para prever o que acontecera no percurso, a única coisa que se sabe é que a essência de SER e ESTAR, assim como a própria personagem e suas indagações, tudo está em JOGO, tudo está POR UM TRIZ!

A Cia teatro da Meia-noite fará a primeira etapa da circulação pelo interior de Alagoas e pretende se inscrever em festivais nacionais de teatro a partir do segundo semestre, neste primeiro momento a circulação acontecerá em três cidades: Palmeira dos Índios, Arapiraca e Taquarana.

Agenda do Espetáculo:

31 de maio – Auditório Graciliano Ramos – Palmeiras dos Índios as 19:30 (dentro da programação de celebração dos 10 anos da Cia Mestres da graça da cidade de Palmeira dos índios)

01 de junho – Teatro Hermeto Pascoal – Sesc Arapiraca as 19:30 (Projeto Sesc das Artes)

02 de junho – Taquarana as 19:30 (Evento produzido pela Cia Insanos da cidade de Taquarana)

Ficha técnica do espetáculo:

Texto/argumentação:  Julien Costa e Kátia Rúbia

Elenco: Kátia Rúbia

Direção: Julien Costa

Concepção estética: Julien Costa

Concepção de trilha sonora e execução: Izácio Francisco

Créditos das fotos de divulgação:

Nyrium e Jadir Pereira (acervo da 3º edição do Festal – Festival de Artes Cênicas de Alagoas)

SOBRE A CIA TEATRO DA MEIA-NOITE

Fundada em 2001, a Cia teatro da Meia-noite é uma Associação com fins culturais e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da arte e cultura alagoana, mediante o fomento, a promoção, o planejamento e a execução de atividades artísticas, espetáculos, performances, realização de cursos, seminários, palestras, encontros, eventos e intercâmbios com Entidades Congêneres.

 A Cia Teatro Da meia-noite nasceu durante o processo de montagem do espetáculo “CINCO PARA O CADAFALSO” e de lá pra cá, já passaram  dezessete anos de (RE)existência,  e Cia conseguiu  marcar seu nome no panorama teatral de Alagoas e em algumas regiões do Brasil pois passou por vários festivais de teatro nacionais, além de ganhar alguns prêmios e editais nacionais de fomento e montagem, devido à qualidade e apuro técnico de seus espetáculos.

 Em 2005 a Cia. foi premiada e tornou-se Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura com o projeto Circo-Escola de Incentivo às Artes – C.E.I.A. Em 2006, foi contemplada com o Prêmio Funarte De Teatro Myriam Muniz, pelo espetáculo “BARCA DO INFERNO”. Em 2007 apresentou “A INVOLUÇÃO DO HOMEM”, seu primeiro espetáculo com os alunos atendidos do Ponto de Cultura – C.E.I.A., ainda em 2007 foi contemplado com o espetáculo “INSÔNIA” no Prêmio BNB De Cultura. Em 2008, recebeu o Prêmio Interações Estéticas/Funarte, com o espetáculo “METAFACES”. Ainda em 2008, foi contemplada com mais 02 (dois) Prêmios da Funarte De Teatro Myriam Muniz, com os espetáculos “MEU PÉ DE FULÔ” e “MARINA”.

Nesses 17 anos a Cia e seus espetáculos já foram assistidos por mais de 200 mil espectadores em Alagoas e em outros Estados do País, além de ministrarem oficinas de montagem e palestras que contribuíram para o surgimento e formação de novos grupos e de diversos profissionais de artes cênicas no Estado de Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos