Vídeo: Funcionário da OAB é baleado por policial em frente a fórum

Um tumulto na tarde desta segunda-feira (4) acabou com um homem baleado por um policial, em frente ao Fórum do Barro Duro, em Maceió. Assista o vídeo:

Uma testemunha, que teria presenciado o ocorrido, relata que policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estavam autuando veículos estacionados de forma irregular quando um funcionário da OAB Alagoas e Caixa de Assistência que trabalha no estacionamento do Fórum, José Geovanio da Graça, contestou a atitude dos militares. Segundo os relatos da testemunha, houve agressão por parte da Polícia e o trabalhador reagiu.

No vídeo é possível perceber o momento em que os policiais tentam imobilizar o homem, sem sucesso. Na sequência, o funcionário da OAB tenta correr e é atingido por um disparo de arma de fogo, proferido por um dos policiais.

ReproduçãoWhatsApp Image 2018-06-04 at 16.21.28

A reportagem do Alagoas 24 Horas entrou em contato com o BPTran, que desmentiu a história da testemunha, afirmando que a agressão inicial teria partido do guardador de carros. “Os policiais estavam fazendo o trabalho deles quando o homem partiu pra cima para agredir a guarnição. O policial utilizou o procedimento correto e atirou contra o chão”.

O tiro acertou a coxa de José Geovanio, que foi algemado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou a ação do policial e classificou a atitude como “desproporcional”. A OAB lembra que o cidadão estava desarmado e, mesmo ferido, foi colocado na mala da viatura, sem explicação sobre o destino a seguir.

Confira a nota na íntegra:

As presidências da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) repudiam veementemente a ação de militares lotados no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) que agrediram, na tarde desta segunda-feira (04), o funcionário da instituição que atua no estacionamento da advocacia localizado no Fórum do Barro Duro. José Geovane da Graça foi abordado pelos militares que notificavam veículos estacionados de forma irregular, agredido e baleado na perna.

OAB Alagoas e Caixa de Assistência buscam informações precisas junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o ocorrido e a ação totalmente desproporcional dos militares. Segundo informações obtidas de forma preliminar com testemunhas, incluindo advogados e advogadas que se encontravam no local, os policiais estariam notificando veículos que estavam estacionados de forma irregular nas proximidades, no momento em que o carro de um advogado seria manobrado para ocupar uma das vagas do estacionamento destinado à advocacia, os policiais empurraram José Geovanio e o agrediram.

Cercado pelos policiais, sofrendo agressões físicas e desesperado, o funcionário da OAB Alagoas e Caixa de Assistência reagiu e tentou se afastar. Imediatamente, mesmo sem José Geovanio portar qualquer tipo de armamento, um dos policiais sacou a arma e atirou na perna dele. Baleada, a vítima foi colocada dentro da viatura, sem que os militares dessem qualquer satisfação do destino de José Geovanio.

Ao tomar ciência do ocorrido, a OAB Alagoas e a Caixa de Assistência mantiveram contato imediato com a SSP. Minutos depois, as instituições foram informadas que o funcionário estava sendo encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Representantes das instituições se dirigiram para a unidade hospitalar para acompanhar o atendimento a vítima e buscar mais informações.

OAB Alagoas e Caixa de Assistência ressaltam o total respeito aos militares que honram o dever diário de defender a população, colocando em risco suas próprias vidas. Atitudes arbitrárias não podem manchar o valor de toda a corporação, no entanto, precisam ser repudiadas e combatidas.

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos