Encceja será aplicado em duas novas cidades no exterior

Exame será aplicado em setembro em 17 cidades de 12 países

Educa Mais BrasilEncceja será aplicado em duas novas cidades no exterior

Duas novas cidades receberão a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018: Roma (Itália) e Roterdã (Países Baixos). Ao todo, o exame será aplicado em 17 cidades localizadas em 12 países ao redor do mundo. As inscrições poderão ser feitas entre 25 de junho e 9 de julho de 2018, por brasileiros que residam no exterior e que não tenham terminado os estudos no tempo regular.

Será aplicada em 16 de setembro a prova Encceja 2018, tanto no turno matutino quanto vespertino, das 8h às 12h e das 14h às 19h, no horário local de cada cidade. “É uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de fazer uma aceleração conseguirem a certificação do ensino médio ou do fundamental. O Encceja é uma prova bastante ampla em termos de leitura. Então, é importante para o aluno se preparar e alcançar o resultado que deseja”, afirma Elisângela Morais Fernandes, responsável pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Araguaia.

Embora seja aplicado fora do Brasil, também é permitido ao participante que esteja no exterior a utilização dos resultados para a emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino (fundamental ou médio). Nestes casos, a expedição dos documentos será feita pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e pelo Colégio Dom Pedro II.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

Saiba mais: confira o edital e a data da prova do Encceja Nacional

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja Exterior está alinhado à legislação vigente do ensino fundamental e do ensino médio além de ser estruturado a partir da Matriz de Competências e Habilidades de cada nível de ensino.

Inscrição no Encceja Exterior 2018

A inscrição no Encceja deve ser feita exclusivamente pela internet com o número de CPF a ser expedido no documento de certificação ou de proficiência. O atendimento especializado ou específico deve ser sinalizado no ato da inscrição.

Os critérios para de idade são os mesmos do Encceja Nacional: os participantes que realizarão as provas do ensino fundamental devem ser maiores de 15 anos e, entre os participantes do ensino médio, maiores de 18 anos. O limite é a data de aplicação do exame.

Cronograma Encceja Exterior 2018

ENSINO FUNDAMENTAL
Manhã (8h às 12h, horário local)

– Ciências Naturais
– Matemática

Tarde (14h às 19h, horário local)

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação
– História e Geografia

ENSINO MÉDIO
Manhã (8h às 12h, horário local)

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias
– Matemática e suas Tecnologias

Tarde (14h às 19h, horário local)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação
– Ciências Humanas e suas Tecnologias

 

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos